A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.130Palavras-chave:
Ensino. Geografia. Paisagem.Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre a importância da paisagem no ensino da Geografia. Essa reflexão é, em parte, resultado de uma pesquisa realizada em nove escolas de Educação Básica de Santa Cruz do Sul/RS, para a qual onze professores de Geografia da 5ª série do Ensino Fundamental foram entrevistados. Percebeu-se que os professores que não possuem clareza conceitual de Geografia apresentam mais dificuldades nas reflexões sobre o processo ensino/aprendizagem. Entende-se que a construção do conceito paisagem no ensino da Geografia é importante por ter uma relação muito próxima com o lugar e, a partir dele, é possível começar uma reflexão sobre as dimensões e contradições que o constroem e reconstroem constantemente. No decorrer do artigo, busca-se iniciar uma discussão, considerando a complexidade do assunto, resgatando a evolução do conceito paisagem na abordagem de diferentes teóricos em diferentes tempos. Percebe-se que a paisagem, enquanto objeto de estudo, foi evoluindo, já que o método de análise e os paradigmas foram sendo revistos. Por fim, aborda-se a necessidade de (re)significar o estudo da paisagem na Geografia Escolar, a fim de que ela se torne significativa para aqueles que a constroem e que nela vivem.Downloads
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