A articulação entre turismo, vinho e a gastronomia na região da Campanha Gaúcha, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.13055Palavras-chave:
Enoturismo. Gastronomia. Campanha Gaúcha.Resumo
Resumo: O vinho é mais que uma bebida. É uma fonte de lembranças e de cultura, assim como é responsável pela articulação territorial e econômica de muitas regiões reconhecidas mundialmente. A partir da dinâmica vitícola cria-se outras atividades, como o turismo. O turismo do vinho vem, em muitos casos articulados ao turismo gastronômico regional. Como acontece na Campanha Gaúcha, localizada no sudoeste do Rio Grande do Sul, onde a enogastronomia está se desenvolvendo através de festivais, de rotas turísticas, entre outras atrações, promovidas pelos atores locais. Nesta região, o vinho articula-se com a culinária gaúcha. Diante disso, este artigo busca analisar o desenvolvimento do turismo na Campanha Gaúcha, avaliando as relações entre vinho e gastronomia, a partir da abordagem qualitativa e dos recursos metodológicos, tais quais: revisão de literatura, entrevistas semiestruturas, conversas informais, análise da paisagem e coleta de dados. Esperando, com este trabalho, contribuir para as discussões a respeito da enogastronomia no âmbito da Campanha Gaúcha.Downloads
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