A articulação entre turismo, vinho e a gastronomia na região da Campanha Gaúcha, Brasil

Autores

  • Vanessa Manfio IFRS/Professora de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.13055

Palavras-chave:

Enoturismo. Gastronomia. Campanha Gaúcha.

Resumo

Resumo: O vinho é mais que uma bebida. É uma fonte de lembranças e de cultura, assim como é responsável pela articulação territorial e econômica de muitas regiões reconhecidas mundialmente. A partir da dinâmica vitícola cria-se outras atividades, como o turismo. O turismo do vinho vem, em muitos casos articulados ao turismo gastronômico regional. Como acontece na Campanha Gaúcha, localizada no sudoeste do Rio Grande do Sul, onde a enogastronomia está se desenvolvendo através de festivais, de rotas turísticas, entre outras atrações, promovidas pelos atores locais. Nesta região, o vinho articula-se com a culinária gaúcha. Diante disso, este artigo busca analisar o desenvolvimento do turismo na Campanha Gaúcha, avaliando as relações entre vinho e gastronomia, a partir da abordagem qualitativa e dos recursos metodológicos, tais quais: revisão de literatura, entrevistas semiestruturas, conversas informais, análise da paisagem e coleta de dados. Esperando, com este trabalho, contribuir para as discussões a respeito da enogastronomia no âmbito da Campanha Gaúcha.

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Biografia do Autor

Vanessa Manfio, IFRS/Professora de Geografia

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia. Atualmente, professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Ibirubá.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

Manfio, V. (2019). A articulação entre turismo, vinho e a gastronomia na região da Campanha Gaúcha, Brasil. Ágora, 21(1), 35-41. https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.13055

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia, história e região: das perspectivas históricas ao enoturismo, a enogastronomia e a cozinha regional