Análise da produção científica da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção

Autores

  • Bruna Roberta Toillier Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS http://orcid.org/0000-0001-9521-3444
  • Isabela Barnetch Zarpellon Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS
  • Nathalia Halax Orfão Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO
  • Andréia Rosane de Moura Valim
  • Lia Gonçalves Possuelo Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.11289

Resumo

Justificativa e Objetivo: Visando atender a demanda de publicações de conhecimento epidemiológico, objetivou-se investigar o perfil das publicações da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção (RECI) desde a sua criação em outubro de 2011 até junho de 2017. Método: Foi realizado um estudo descritivo com base na análise dos artigos publicados, dados da Plataforma SEER e currículo lattes dos autores. Os dados extraídos foram: número de artigos submetidos e publicados; edições; nº de páginas; seção dos trabalhos; número, titulação e sexo dos autores; região da realização do trabalho; nº de referências; tempo entre submissão e publicação; artigos e resumos mais acessados. Resultados: Dos 585 artigos submetidos, foram publicados 238 em 7 edições, com uma média de 42,37 (dp±21) páginas por número. Destes, 137 (58%) originais e 28 (12%) de revisão. A média geral de autores foi de 4 (dp=±1,2) por artigo e 42 (dp=±13,4) por volume, destes 17% eram mestres, 15% bacharéis e 14% doutores, sendo 68% do sexo feminino e 99% brasileiros, principalmente das regiões Sul (54%), Nordeste (18%) e Sudeste (18%). A média de referências foi de 21 (dp=±27) por artigo e o tempo médio entre a submissão e publicação foi de 229 dias (dp=±80). Observou-se um total de 61 mil visualizações aos artigos até metade de 2017, e o tema mais acessado foi HIV. Conclusão: Através da avaliação conjunta do conteúdo e do desempenho das publicações, percebeu-se um aumento na qualidade da RECI e quais os pontos a serem melhorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Roberta Toillier, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Bióloga pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui experiência em técnicas de Biologia Molecular, Biologia Celular e Microbiologia, como a aplicação de qPCR, extração de DNA, Ensaio Cometa, Micronúcleo, e outras técnicas desenvolvidas com a levedura Candida albicans. Além de trabalhar com editoração de revistas científicas, desenvolvendo as atividades de revisão, encaminhamento de avaliadores, editoração conforme normas do periódico. Possui amplo conhecimento da Plataforma SEER, trabalhando na Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção e no Journal of Infection Control. Atuou como bolsista PIBITI/CNPq do Projeto intitulado "Novas tecnologias em saúde para suporte à atenção primária: Diagnóstico de infecções genitourinárias por FT-IR", sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Rieger, exercendo suas atividades no Laboratório de Genética e Biotecnologia e no Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia (CPTBio) da UNISC.

Isabela Barnetch Zarpellon, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Acadêmica do Curso de Biomedicina da UNISC

Lia Gonçalves Possuelo, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004/2008).Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul , docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNISC. Tem experiência na área de Doenças infecciosas, Biotecnologia, Vigilância em Saúde e Saúde prisional . Atualmente coordenadora Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia,Editora da revista de Epidemiologia e Controle de Infecção e membro da rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB)

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Toillier, B. R., Zarpellon, I. B., Orfão, N. H., Valim, A. R. de M., & Possuelo, L. G. (2017). Análise da produção científica da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(4), 267-272. https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.11289

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL