Conhecimento de consumidores idosos sobre rotulagem de alimentos.

Autores

  • Claudiane Nascimento
  • Suziane Maria Marques Raupp Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Rita Timmers Townsend Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Guilherme A Balsan Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Vanessa Minossi Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4064

Resumo

Justificativa e Objetivo: A compreensão da rotulagem nutricional pode ser um meio eficaz para auxiliar os consumidores a fazerem escolhas alimentares saudáveis. Porém, a leitura dos rótulos precisa ser melhor avaliada para que se torne mais compreensível principalmente entre os idosos. O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento dos consumidores idosos a respeito dos rótulos de alimentos industrializados. Métodos: estudo transversal com 96 idosos frequentadores do programa de atividades do Parque Ararigbóia, de Porto Alegre/RS. Realizou-se a pesquisa através de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva dos dados. Resultados: A maioria dos entrevistados costumava ler (86%) as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade (88%), mas consideram as informações de difícil leitura (82%) e não tinham o hábito de seguir as orientações presentes nos rótulos (64%). Conclusão: verifica-se a necessidade de promover ações educativas que permitam o entendimento das informações para que possa contribuir na escolha de uma alimentação adequada através da rotulagem de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiane Nascimento

Nutricionista formada pelo Centro Metodista IPA

Suziane Maria Marques Raupp, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Especialista e Mestre em Odontopediatria pela ULBRA. Doutoranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Docente do Curso de Odontologia UNISC. Cirurgiâ-dentista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Rita Timmers Townsend, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Mestranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Enfermeira formada pela Unisinos.Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Guilherme A Balsan, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Mestre em Engenharia de Alimentos pela URI – Campus de Erechim – RS Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Biomédico formPrograma de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.ado pela Universidade de Cruz Alta.

Vanessa Minossi, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Nutricionista formada pelo Centro Metodista IPA. Mestranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Nascimento, C., Raupp, S. M. M., Townsend, R. T., Balsan, G. A., & Minossi, V. (2013). Conhecimento de consumidores idosos sobre rotulagem de alimentos. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(4), 144-147. https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4064

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL