Intervenção grupal com professores com síndrome de burnout: uma revisão integrativa

Autores

  • Luciana de Araújo Mendes e Silva Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Vitória Regina de Morais Cardoso Rodrigu Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Alessandra Faleiros Silveira Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Cleria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.7977

Resumo

Justificativa e objetivos: A profissão docente é considerada uma das mais estressantes e o prolongamento da situação de estresse pode causar a Síndrome de Burnout. Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou levantar as produções científicas que ressaltam a importância de intervenções grupais como estratégias para promover enfrentamento e/ou prevenção do adoecimento causado pela síndrome. Conteúdo:A base de dados utilizada foi a SCIELO sendo a amostra constituída de 01 artigo obtido a partir dos critérios de inclusão e exclusão adotados na pesquisa. Evidenciou-se que os estudos realizam levantamentos sobre: fatores de risco da Síndrome de Burnout; prevalência da síndrome em docentes, conhecimento da síndrome pelos docentes e estratégias de enfrentamento. Entretanto apenas um estudo realiza ações interventivas.Conclusão:Destaca-se assim a necessidade de realização de pesquisas no país com ênfase na efetivação de intervenções grupais para prevenir ou reabilitar os docentes com síndrome de Burnout.

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Publicado

2016-10-03

Como Citar

de Araújo Mendes e Silva, L., de Morais Cardoso Rodrigu, V. R., Faleiros Silveira, A., & Lobo Bittar, C. M. (2016). Intervenção grupal com professores com síndrome de burnout: uma revisão integrativa. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 1(1), 203-213. https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.7977