Intervenção grupal com professores com síndrome de burnout: uma revisão integrativa

Autores/as

  • Luciana de Araújo Mendes e Silva Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Vitória Regina de Morais Cardoso Rodrigu Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Alessandra Faleiros Silveira Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil
  • Cleria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca – UNIFRAN, São Paulo, SP- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.7977

Resumen

Justificativa e objetivos: A profissão docente é considerada uma das mais estressantes e o prolongamento da situação de estresse pode causar a Síndrome de Burnout. Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou levantar as produções científicas que ressaltam a importância de intervenções grupais como estratégias para promover enfrentamento e/ou prevenção do adoecimento causado pela síndrome. Conteúdo:A base de dados utilizada foi a SCIELO sendo a amostra constituída de 01 artigo obtido a partir dos critérios de inclusão e exclusão adotados na pesquisa. Evidenciou-se que os estudos realizam levantamentos sobre: fatores de risco da Síndrome de Burnout; prevalência da síndrome em docentes, conhecimento da síndrome pelos docentes e estratégias de enfrentamento. Entretanto apenas um estudo realiza ações interventivas.Conclusão:Destaca-se assim a necessidade de realização de pesquisas no país com ênfase na efetivação de intervenções grupais para prevenir ou reabilitar os docentes com síndrome de Burnout.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-10-03

Cómo citar

de Araújo Mendes e Silva, L., de Morais Cardoso Rodrigu, V. R., Faleiros Silveira, A., & Lobo Bittar, C. M. (2016). Intervenção grupal com professores com síndrome de burnout: uma revisão integrativa. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 1(1), 203-213. https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.7977