Descrição dos fatores protetores relacionados a doenças crônicas em idosos no Rio Grande do Sul: análise da pesquisa VIGITEL 2009-2010.

Autores/as

  • Karen Mello de Mattos Centro Universitário Franciscano.
  • Bárbara do Nascimento Bertoldo
  • Adriane Cervi Blümke
  • Thiago Durand Mussoi

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v4i3.4307

Resumen

Justificativa e Objetivos: O perfil epidemiológico do Brasil vem sofrendo alterações como efeito da urbanização e das modificações de hábitos de vida. Analisar os resultados de pesquisas como VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) podem contribuir para o planejamento de ações em saúde específicas. O objetivo do estudo foi descrever os fatores protetores relacionados às doenças crônicas em idosos por meio de dados disponibilizados pela pesquisa VIGITEL no período de 2009 a 2010, em Porto Alegre na Região Sul do Brasil. Métodos: Foram analisados os dados secundários do VIGITEL referentes a 2009 e 2010 disponibilizados no sistema TABNET do DATASUS (VIGITEL online). Resultados: Foi encontrada uma alta prevalência de sobrepeso entre as mulheres idosas (77,9%), baixo consumo de feijão (46%) e baixa prevalência de realização de atividade física suficiente no lazer (8%). Conclusões: Tendo em vista os dados encontrados nesta pesquisa, pode-se observar a importância do acesso a orienta- ções nutricionais, não somente como forma de tratamento, mas como prevenção e manutenção da saúde da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Mello de Mattos, Centro Universitário Franciscano.

Área de Ciências da Saúde. Curso de Nutrição

##submission.downloads##

Publicado

2014-07-04

Cómo citar

Mattos, K. M. de, Bertoldo, B. do N., Blümke, A. C., & Mussoi, T. D. (2014). Descrição dos fatores protetores relacionados a doenças crônicas em idosos no Rio Grande do Sul: análise da pesquisa VIGITEL 2009-2010. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 4(3), 192-195. https://doi.org/10.17058/reci.v4i3.4307

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL