Implementação do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ-AB)
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v1i1.7978Resumen
Justificativa e Objetivo: investigar sobre a metodologia de aplicação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): sua avaliação pelos profissionais de saúde, seus resultados e seu impacto na organização e na assistência a saúde, sob, a ótica dos trabalhadores da saúde. Métodos: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo, com 21 trabalhadores de unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da 28ª Região de Saúde – RS com 17 ESFs cadastradas no Departamento de Atenção Básica-MS. Destas, oito possuem certificação como Equipe de Saúde Bucal. A coleta de dados ocorreu em documentos na Secretaria Municipal de Saúde e por meio de entrevistas. Constituíram a amostra o gestor de saúde e um representante por categoria de cada ESF que participou de alguma fase do PMAQ. A análise de conteúdo orientou a organização das informações e dos resultados em temas: PMAQ na visão dos trabalhadores, a metodologia de aplicação, os resultados e mudanças nas unidades de saúde com a implantação do programa. Resultados: Foram entrevistados dois médicos, cinco enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, seis odontólogos e uma nutricionista. Identificou-se a diversidade de percepções dos trabalhadores quanto à implementação do PMAQ-AB e o descontentamento por falta de retorno da gestão em relação aos resultados da avaliação. Conclusões: A falta de conhecimento dos profissionais sobre a metodologia de aplicação deste programa ficou evidente, pois grande parte dos entrevistados não consegue informar sobre as fases de implementação e o desenvolvimento das mesmas na sua ESF. DESCRITORES: Avaliação em Saúde. Educação em Saúde. Assistência à saúde. Saúde Pública.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.