Declaração sobre ética e más práticas
A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção (RECI) segue as diretrizes de melhores práticas sobre ética e negligência do Committee on Publication Ethics e do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e organizações relacionadas, conforme declarado nas páginas do DOAJ em Transparência e Melhores Práticas.
Política de Ética de Publicação e Má Prática de Publicação
A RECI está comprometida em manter os mais altos padrões de ética de publicação e em apoiar práticas éticas de pesquisa aderindo ao Código de Conduta para Editores de Periódicos COPE . Os editores do periódico encaminham os revisores às Diretrizes Éticas para Revisores Pares do COPE conforme apropriado. As alegações de má conduta são investigadas de acordo com as Diretrizes de Melhores Práticas do COPE na medida do possível.
A RECI adotou uma declaração abrangente de ética de publicação e negligência de publicação, composta usando os recursos de ética de publicação e em conformidade com as recomendações e diretrizes do COPE:
Deveres dos Editores RECI
Fair play
Os manuscritos submetidos são avaliados por seu conteúdo intelectual, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
Os manuscritos submetidos à RECI serão avaliados exclusivamente com base em seu conteúdo intelectual, sem qualquer distinção ou discriminação relacionada à raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou convicções políticas de seus autores.
Confidencialidade
O Editor-Chefe e/ou qualquer outro membro da equipe editorial não divulgam qualquer informação sobre um manuscrito submetido a ninguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores potenciais, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
O Editor-Chefe e demais membros da equipe editorial da RECI comprometem-se a preservar a confidencialidade de todas as informações relacionadas aos manuscritos submetidos, garantindo que tais dados sejam compartilhados exclusivamente com o autor correspondente, revisores, potenciais revisores, consultores editoriais e o editor, conforme se fizer necessário e adequado.
Divulgação e conflitos de interesse
Materiais não publicados divulgados em um manuscrito submetido não são usados na pesquisa do Editor ou dos Revisores sem o consentimento explícito por escrito do(s) autor(es).
Os materiais inéditos apresentados em manuscritos submetidos à revista não serão utilizados em pesquisas conduzidas pelo Editor ou pelos Revisores, exceto mediante consentimento explícito e formal, concedido por escrito pelo(s) autor(es).
Decisões de publicação
O Editor-Chefe da RECI é responsável por decidir quais dos artigos submetidos deverão ser publicados. O Editor-Chefe pode ser orientado pelas políticas do Conselho Editorial da revista e limitado pelos requisitos legais que estiverem então em vigor em relação a difamação, violação de direitos autorais e plágio. O Editor-Chefe poderá consultar outros editores ou revisores para tomar essa decisão.
Compete ao Editor-Chefe da RECI a responsabilidade de decidir quais artigos submetidos à revista serão selecionados para publicação. Essa decisão será orientada pelas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Editorial e estará sujeita às exigências legais vigentes, incluindo, mas não se limitando, às relacionadas à difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para subsidiar seu julgamento, o Editor-Chefe poderá recorrer à consulta de outros editores ou revisores.
Deveres dos revisores pares
Contribuição para decisões editoriais
A revisão por pares auxilia o Editor-Chefe na tomada de decisões editoriais e, por meio da comunicação editorial com o autor, também pode auxiliá-lo na melhoria do manuscrito.
A revisão por pares desempenha um papel fundamental no apoio ao Editor-Chefe no processo de tomada de decisões editoriais e, por meio do diálogo editorial com o autor, pode contribuir significativamente para o aprimoramento do manuscrito.
Prontidão
Qualquer avaliador convidado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito submetido a RECI ou saiba que sua revisão oportuna será impossível deverá notificar imediatamente o Editor-Chefe para que revisores alternativos possam ser contatados.
Todo avaliador convidado que se considerar inapto a revisar a pesquisa descrita em um manuscrito submetido à RECI, ou que tenha ciência de sua incapacidade de realizar a revisão dentro do prazo estipulado, deve notificar imediatamente o Editor-Chefe, permitindo assim que revisores alternativos sejam contatados.
Confidencialidade
Quaisquer manuscritos recebidos pela RECI para revisão são tratados como documentos confidenciais. Eles não são mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto se autorizado pelo Editor-Chefe.
Manuscritos recebidos pela RECI para revisão são tratados com o mais alto grau de confidencialidade. Esses documentos não são compartilhados nem discutidos com terceiros, salvo mediante autorização expressa do Editor-Chefe.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas de forma objetiva. Críticas pessoais ao autor são inaceitáveis. Os revisores devem expressar os seus pontos de vista claramente com argumentos de apoio apropriados.
As revisões devem ser realizadas de maneira estritamente objetiva, sendo vedadas críticas de cunho pessoal ao autor. É fundamental que os revisores apresentem suas observações de forma clara e fundamentada, utilizando argumentos sólidos e apropriados para embasar suas avaliações.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar trabalhos relevantes publicados que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer declaração de que uma observação, derivação ou argumento tenha sido relatado anteriormente deve ser acompanhada da citação relevante. Um revisor também deve chamar a atenção do Editor da RECI para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e quaisquer outros dados publicados dos quais tenha conhecimento pessoal.
Os revisores têm a responsabilidade de identificar trabalhos relevantes previamente publicados que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação, derivação ou argumento já tenha sido reportado anteriormente deve ser acompanhada pela citação apropriada. Além disso, os revisores devem informar o Editor da RECI sobre qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em análise e outros materiais publicados de que tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações privilegiadas ou ideias obtidas através da revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar a avaliação de manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outras relações ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas à submissão.
Informações privilegiadas ou ideias obtidas durante o processo de revisão por pares devem ser tratadas com estrita confidencialidade e jamais utilizadas para obtenção de vantagens pessoais. Os revisores devem abster-se de avaliar manuscritos em situações de conflito de interesse, sejam estas decorrentes de relações competitivas, colaborativas ou de quaisquer outras conexões com os autores, empresas ou instituições associadas à submissão.
Deveres dos autores
Padrões de relatórios
Os autores que relatam resultados de pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no manuscrito. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho. Declarações fraudulentas ou deliberadamente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Os autores que relatam resultados de pesquisas originais devem apresentar uma descrição fiel do trabalho realizado, acompanhada de uma análise objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser apresentados de forma precisa no manuscrito. O artigo deve fornecer detalhes e referências suficientes para possibilitar a reprodução do trabalho por outros pesquisadores. Declarações fraudulentas ou deliberadamente imprecisas configuram comportamento antiético e são absolutamente inaceitáveis.
Originalidade e plágio
Os autores devem garantir que escreveram trabalhos inteiramente originais e, se os autores utilizaram o trabalho e/ou palavras de terceiros, são responsáveis por garantir que esse foi devidamente citado ou mencionado. A RECI faz um varredura sistemática nos artigos submetidos por meio de software de detecção de plágio (utilizando o software CrossRef Similarity Check) para identificar possíveis casos.
Os autores devem assegurar que seus trabalhos são inteiramente originais e, caso tenham utilizado o trabalho e/ou as palavras de terceiros, são responsáveis por garantir que estas fontes sejam devidamente referenciadas no texto. A RECI realiza uma verificação sistemática nos artigos submetidos, utilizando o software de detecção de plágio CrossRef Similarity Check, com o objetivo de identificar possíveis casos de plágio.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Em geral, um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico ou publicação primária. A submissão paralela do mesmo manuscrito a mais de um periódico constitui comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
De maneira geral, um autor não deve submeter manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de um periódico ou publicação primária. A submissão simultânea do mesmo manuscrito a múltiplos periódicos configura um comportamento antiético de publicação e é estritamente inaceitável.
Reconhecimento de fontes
O reconhecimento adequado do trabalho de outros deve sempre ser dado por meio de citação e/ou notas. Os autores também devem citar publicações que tenham influenciado na determinação da natureza do trabalho relatado.
Autoria de um manuscrito
A autoria deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Quando houver outras pessoas que tenham participado de certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa, elas deverão ser mencionadas na seção de Agradecimentos. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores apropriados (de acordo com a definição acima) e nenhum coautor inadequado sejam incluídos na lista de autores do manuscrito, e que todos os coautores tenham visto e aprovado a versão final do artigo, e concordaram com a sua submissão para publicação.
A autoria deve ser restrita àqueles que desempenharam uma contribuição significativa para a concepção, elaboração, execução ou interpretação do estudo apresentado. Todos os indivíduos que tiverem realizado contribuições substanciais devem ser listados como coautores. Aqueles que tiverem colaborado em aspectos específicos do projeto de pesquisa, mas não atenderem aos critérios de autoria, devem ser mencionados na seção de Agradecimentos. O autor correspondente é responsável por garantir que todos os coautores apropriados (conforme definido acima) e nenhum coautor inadequado sejam incluídos na lista de autores do manuscrito, assegurando ainda que todos os coautores tenham revisado e aprovado a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação.
Divulgação e conflitos de interesse
Todos os autores devem divulgar em seu manuscrito qualquer conflito de interesse financeiro ou outro material que possa ser interpretado como influenciando os resultados ou sua interpretação no manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Todos os autores devem declarar em seu manuscrito qualquer conflito de interesse financeiro ou de qualquer outra natureza que possa ser interpretado como influenciador nos resultados ou na sua interpretação. Além disso, todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser devidamente divulgadas.
Erros fundamentais em trabalhos publicados
Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o Editor-Chefe da revista e cooperar com ele para retratar o artigo ou publicar uma errata apropriada.
Quando um autor identificar um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho previamente publicado, é sua obrigação notificar imediatamente o Editor-Chefe da revista e colaborar com este para a devida retratação do artigo ou para a publicação de uma errata apropriada.
Confirmação do editor
Em casos de má conduta científica alegada ou comprovada, publicação fraudulenta ou plágio, a Editora (Universidade de Santa Cruz do Sul), em estreita colaboração com o Editor-Chefe da RECI, tomará todas as medidas adequadas para esclarecer a situação e alterar o artigo em questão. Isso inclui a publicação imediata de uma errata ou, nos casos mais graves, a retratação completa da obra afetada.
A Editora e a Revista não discriminam com base em idade, cor, religião, credo, deficiência, estado civil, status de veterano, origem nacional, raça, gênero, predisposição genética ou status de portador, ou orientação sexual em seus programas de publicação, serviços e atividades.
Em casos de alegação ou comprovação de má conduta científica, publicação fraudulenta ou plágio, a Editora (Universidade de Santa Cruz do Sul), em estreita colaboração com o Editor-Chefe da RECI, tomará as medidas necessárias para investigar a situação e corrigir o artigo em questão. Isso pode incluir a publicação imediata de uma errata ou, nos casos mais graves, a retratação completa da obra afetada.
A Editora e a Revista asseguram que não há discriminação com base em idade, cor, religião, credo, deficiência, estado civil, status de veterano, origem nacional, raça, gênero, predisposição genética ou status de portador, ou orientação sexual em seus programas de publicação, serviços e atividades.
Má conduta científica e violações da ética de publicação
A má conduta científica inclui fabricação, falsificação e plágio por parte dos autores.
As violações da ética de publicação incluem a falta de revelação de conflitos de interesses financeiros; omitir um autor merecedor ou adicionar um autor não contribuinte; deturpar o status da publicação na lista de referências (alegando erroneamente que um artigo está “no prelo”); autoplágio sem atribuição; e publicação duplicada ou redundante.
A ação editorial deve ser esperada em caso de violação da ética de publicação e casos de má conduta científica. A RECI adotou os princípios do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Todo e qualquer autor que submeta um manuscrito a RECI concorda em aderir às diretrizes éticas contidas nas Notas para Autores e reconhece que está ciente das consequências que podem resultar de violações da ética de publicação. As consequências incluem notificação da violação na revista, retratação de artigos publicados, notificação à autoridades institucionais, investigação institucional subsequente e perda de privilégios de publicação na revista.
Publicação redundante ou duplicada é a publicação de dados, tabelas, figuras ou qualquer outro conteúdo que se sobreponha substancialmente a outro material publicado anteriormente ou a ser publicado no futuro. Isso inclui trabalhos publicados por terceiros ou por qualquer autor do manuscrito submetido a RECI. Ao submeter um artigo, o autor correspondente deverá fazer uma declaração completa ao Editor-Chefe na seção de comentários sobre todas as submissões e relatórios anteriores (em qualquer idioma) que possam ser considerados como publicação redundante ou duplicada do mesmo ou muito semelhante. trabalhar. O autor correspondente também é responsável por alertar o Editor-Chefe caso o trabalho inclua assuntos sobre os quais tenha sido publicado relatório anterior ou sobre manuscrito que esteja sob revisão, submetido, no prelo, ou a ser submetido ou publicado em outra revista no futuro. Qualquer trabalho desse tipo deverá ser mencionado e referenciado no novo artigo e uma cópia do material deverá ser incluída na submissão como arquivo suplementar. Resumos apresentados em reuniões científicas (sem comunicados de imprensa e não discutidos detalhadamente em simpósio) não são considerados material pré-publicado.
Plágio é o uso de ideias ou palavras de terceiros sem dar o devido crédito à fonte. Se os autores incluírem uma ou mais frases literalmente de outra fonte, a fonte original deverá ser citada e a(s) frase(s) colocada(s) entre aspas para evitar plágio. Os autores não devem utilizar materiais de terceiros (textos, figuras, imagens, tabelas) sem permissão e atribuição, incluindo seus próprios trabalhos publicados.
A tecnologia de detecção de similaridaes foi implementada pela RECI na forma de CrossRef Similarity Check, uma ferramenta de software criada pela CrossRef para verificar sobreposições em manuscritos submetidos. O Similarity Check detecta possíveis plágios em textos usando um extenso banco de dados de materiais publicados. Manuscritos com duplicação excessiva serão rejeitados.
A ação editorial deve ser esperada em casos de má conduta científica e violação da ética de publicação. As ações editoriais que podem ser tomadas incluem notificação da violação na revista, retratação de artigos publicados, notificação à autoridades institucionais e perda de privilégios de publicação na RECI.
- A má conduta científica abrange práticas como fabricação, falsificação e plágio por parte dos autores.
- As violações da ética de publicação incluem, entre outras, a omissão de conflitos de interesse financeiros, a não inclusão de um autor legítimo ou a inclusão indevida de um autor não contribuinte, a distorção do status de uma publicação nas referências (como alegar que um artigo está "no prelo" quando não está), o autoplágio sem devida atribuição e a publicação redundante ou duplicada.
- Em caso de violação da ética de publicação ou de má conduta científica, espera-se que haja uma ação editorial adequada. A RECI adota os princípios do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Ao submeter um manuscrito à RECI, o autor compromete-se a aderir às diretrizes éticas presentes nas Notas para Autores e reconhece as possíveis consequências de violações da ética de publicação. Essas consequências incluem a notificação da violação na revista, a retratação de artigos publicados, a notificação às autoridades institucionais, uma investigação subsequente e a perda dos privilégios de publicação na revista.
- Publicação redundante ou duplicada refere-se à publicação de dados, tabelas, figuras ou outros conteúdos que se sobreponham substancialmente a material previamente publicado ou que será publicado no futuro, seja por terceiros ou pelos próprios autores do manuscrito submetido à RECI. Ao submeter um artigo, o autor correspondente deve fazer uma declaração completa ao Editor-Chefe na seção de comentários sobre qualquer submissão ou relatório anterior (em qualquer idioma) que possa ser considerado como publicação redundante ou duplicada do mesmo ou de trabalho substancialmente semelhante. O autor correspondente também deve alertar o Editor-Chefe caso o manuscrito inclua temas que tenham sido previamente relatados ou que estejam sob revisão, submetidos, no prelo, ou prestes a serem submetidos a outra revista. Trabalhos já submetidos ou publicados em outras revistas devem ser devidamente mencionados e referenciados no novo artigo, e uma cópia do material relevante deve ser incluída como arquivo suplementar. Resumos apresentados em reuniões científicas (sem publicação oficial e sem discussões detalhadas em simpósios) não são considerados material pré-publicado.
- Plágio é o uso não autorizado de ideias ou palavras de terceiros, sem a devida atribuição da fonte. Caso os autores incluam frases de outras fontes, estas devem ser citadas corretamente e apresentadas entre aspas para evitar o plágio. Os autores não devem utilizar materiais de terceiros (textos, figuras, imagens, tabelas) sem a devida permissão e atribuição, incluindo seus próprios trabalhos já publicados.
- A RECI implementou o uso da tecnologia de detecção de similaridade por meio do CrossRef Similarity Check, uma ferramenta desenvolvida pela CrossRef para identificar sobreposições em manuscritos submetidos. Essa tecnologia auxilia na detecção de possíveis plágios, utilizando um banco de dados abrangente de materiais publicados. Manuscritos com duplicações excessivas serão rejeitados.
- Ações editoriais devem ser esperadas em casos de má conduta científica e violação da ética de publicação. As medidas editoriais possíveis incluem a notificação da violação na revista, a retratação de artigos publicados, a notificação às autoridades institucionais e a revogação dos privilégios de publicação na RECI.
Reclamações
Os autores que possam ter reclamação contra algum dos aspectos de sua interação com a RECI deverão, em primeira instância, escrever/enviar um e-mail ao Editor Associado. Caso não resolva o problema, a reclamação deverá ser encaminhada ao Editor-Chefe. O Editor Associado e o Editor-Chefe pretendem reconhecer a reclamação no prazo de 7 dias após recebê-la. Além disso, deverão explicar ao autor o procedimento que irão realizar para resolver o assunto.
Autores que tiverem reclamações relacionadas a qualquer aspecto de sua interação com a RECI devem, em primeira instância, entrar em contato por escrito ou enviar um e-mail ao Editor Associado. Caso o problema não seja resolvido, a reclamação deverá ser encaminhada ao Editor-Chefe. O Editor Associado e o Editor-Chefe se comprometem a reconhecer a reclamação no prazo de 7 dias após o recebimento e a informar ao autor sobre os procedimentos que serão adotados para resolver a questão.
Declaração da RECI sobre conteúdo potencialmente ofensivo
Os conteúdos publicados anteriormente nesta revista podem conter linguagem, informações ou termos que sejam ofensivos, insensíveis ou antiéticos e podem refletir atitudes, preconceitos ou convenções que podem ter sido consideradas aceitáveis no momento original da publicação. A RECI lamenta qualquer ofensa ou dano causado por qualquer publicação anterior com conteúdo ou linguagem potencialmente ofensivo, que não refletem os valores centrais atuais da Revista. A RECI se posiciona contra todas as formas de racismo e discriminação. Com esse compromisso, esse periódico está abordando ativamente essas e outras preocupações relacionadas à diversidade, equidade e inclusão.
Os conteúdos previamente publicados nesta revista podem conter linguagem, informações ou termos que, embora considerados aceitáveis no momento da publicação original, possam ser hoje interpretados como ofensivos, insensíveis ou antiéticos. A RECI lamenta qualquer ofensa ou dano ocasionado por publicações anteriores que contenham conteúdo ou linguagem potencialmente ofensiva, que não refletem os valores centrais da Revista na atualidade. A RECI se posiciona firmemente contra todas as formas de racismo e discriminação.
No contexto da epidemiologia, a revista reconhece a importância de abordagens inclusivas e sensíveis, especialmente ao lidar com estudos que envolvem questões de saúde pública, determinantes sociais de saúde e desigualdades no acesso a cuidados. Em consonância com esse compromisso, o periódico está adotando medidas ativas para abordar e corrigir qualquer viés ou falta de sensibilidade nos conteúdos, promovendo a diversidade, equidade e inclusão como princípios fundamentais para a pesquisa e prática epidemiológica. Acreditamos que a epidemiologia, ao buscar compreender e combater as disparidades de saúde, deve refletir esses mesmos valores, assegurando que todas as populações sejam tratadas com respeito, dignidade e consideração.