Psicanálise e Educação: Reflexões Sobre o Caminho para a Ética do Desejo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.12613

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Violência, Ética.

Resumo

O presente ensaio faz uma reflexão sobre a função ética da educação, a partir da ótica da psicanálise. Inicialmente, elucida como Freud trabalha o tema da educação em sua obra, desde o início em que nutria esperanças em um possível papel profilático de uma educação baseada na psicanálise, até uma posição mais radical e realista que aponta para a ética por parte dos educadores. Também discute o papel essencial da educação enquanto mecanismo de tentativa de controle pulsional em prol da vida em civilização e como o termo “violência” encontra-se entrelaçado à esse mecanismo, valendo-se das contribuições de outros autores psicanalíticos. Finalmente conclui com a discussão de como pode ser traçado um caminho para uma educação fundada sob a ética do desejo, defendida pela psicanálise. Uma educação que preserve a capacidade do aprendiz de, como sujeito de desejo, deslizar na cadeia significante e existir, sem, contudo, abandonar sua função civilizatória de apresentação da interdição.

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Biografia do Autor

Marina Junqueira Cançado, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado

Mestranda em Psicologia pela UFG (2018-atual). Especialista em Psicologia Jurídica pelo CFP (2012). Especialista em Docência Universitária pela UEG (2007). Graduada em Psicologia pela PUC-Goiás (2004).  Atualmente é pesquisadora na área de Psicanálise, arte e literatura, psicanalista clínica e psicóloga no Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região. Tem experiência na área de Psicologia Clínica com o referencial teórico da Psicanálise de Freud e Lacan, psicologia jurídica, qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, avaliação psicológica.

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Publicado

2020-01-04

Como Citar

Cançado, M. J. (2020). Psicanálise e Educação: Reflexões Sobre o Caminho para a Ética do Desejo. PSI UNISC, 4(1), 154-160. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.12613

Edição

Seção

Ensaios