Psicanálise e Educação: Reflexões Sobre o Caminho para a Ética do Desejo
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.12613Palavras-chave:
Educação, Psicanálise, Violência, Ética.Resumo
O presente ensaio faz uma reflexão sobre a função ética da educação, a partir da ótica da psicanálise. Inicialmente, elucida como Freud trabalha o tema da educação em sua obra, desde o início em que nutria esperanças em um possível papel profilático de uma educação baseada na psicanálise, até uma posição mais radical e realista que aponta para a ética por parte dos educadores. Também discute o papel essencial da educação enquanto mecanismo de tentativa de controle pulsional em prol da vida em civilização e como o termo “violência” encontra-se entrelaçado à esse mecanismo, valendo-se das contribuições de outros autores psicanalíticos. Finalmente conclui com a discussão de como pode ser traçado um caminho para uma educação fundada sob a ética do desejo, defendida pela psicanálise. Uma educação que preserve a capacidade do aprendiz de, como sujeito de desejo, deslizar na cadeia significante e existir, sem, contudo, abandonar sua função civilizatória de apresentação da interdição.
Downloads
Referências
Costa, J. F. (1984). Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal.
Costa, T. (2008). Psicanálise com crianças (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Freud, S. (1996). Introdução a The Psycho-Analitic Method, de Pfister. In S. Freud. Obras completas v. XII. Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Obra original publicada em 1913)
Freud, S. (1996). Prefácio à juventude desorientada de Aichhorn. In S. Freud. Obras Completas, v. XIX. Rio de Janeiro, RJ: Imago, (Obra original publicada em 1925)
Freud, S. (1996). O mal-estar na Civilização. In S. Freud. Obras Completas, v.XXI. Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Obra original publicada em 1930)
Freud, S. Conferência XXXIV Explicações, Aplicações e Orientações. (1933 [1932]). In: Freud, S. Obras Completas, v.XXII, Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996.
Lacan, J. (2005). O Triunfo da Religião, precedido de Discurso aos Católicos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Lajonquière, L. (2017). Sigmund Freud e o Interesse Pedagógico da Psicanálise. In D. Kupermann (org.), Por que Freud hoje? (pp. 243-264). São Paulo, SP: Zagodoni.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.