Intervenções em Desenvolvimento de Habilidades Sociais no Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.17328Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Habilidades Sociais, Avaliação de resultado de Intervenções Terapêuticas, Teoria da Mente, Análise do Comportamento AplicadaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a American Psychiatric Association (APA), é uma desordem do neurodesenvolvimento com início precoce e curso crônico, não degenerativo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças possuem o transtorno. A proposta deste trabalho é uma revisão de literatura a respeito da eficácia das intervenções nas habilidades sociais em pessoas com o TEA. Para a realização da pesquisa foram utilizadas as bases de dados PEPSIC, SCIELO, Google Acadêmico, BVS, BIREME e CAPES. Ao todo foram selecionados 25 artigos, nacionais, no período de 2006 a 2020. As palavras-chave utilizadas para a busca foram “autismo”, “teoria da mente”, “habilidades sociais”, “análise do comportamento aplicada” e “ABA”. Artigos repetidos e que não possuíssem as variáveis procuradas foram excluídos. Como resultados foram encontrados dados de eficácia das intervenções descritas no aumento de habilidades sociais e variáveis relacionadas a elas. Estudos sobre a ABA e a Musicoterapia foram os mais publicados, além de terem apresentado os melhores resultados quando aplicadas em pessoas com o transtorno. Para o autismo e Teoria da Mente, foram encontrados majoritariamente dados sobre conceituação e definição. Para intervenções em ABA e musicoterapia, foram achados mais dados sobre pesquisa e prática.
Downloads
Referências
Alves, A. C. S., Dias, M. G. B. B., & Sobral, A. B. C. (2007). A relação entre a brincadeira de faz-de conta e o desenvolvimento de habilidades na aquisição de uma teoria da mente. Psicologia em estudo, 12(2), 325-334. doi: 10.1590/S1413-73722007000200013
American Psychiatric Association (APA) (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. Porto Alegre: Artes Médicas.
Araujo, Jeane A. M. R., Veras, André B., & Varella, André A. B.. (2019). Breves considerações sobre a atenção à pessoa com transtorno do espectro autista na rede pública de saúde. Revista Psicologia e Saúde, 11(1), 89-98. https://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.687
Bosa, C. (2006). Autismo: intervenções psicoeducacionais. Brazilian Journal of Psyquiatry, 28(Suplem I), 47-53. doi: 10.1590/S1516-44462006000500007
Brandalise, A. (2013). Musicoterapia Aplicada à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Musicoterapia. 15, 28-42. Recuperado de http://www.neuroplaybrasil.com/arquivos/2-MUSICOTERAPIA-APLICADA-A-PESSOA-1-1.pdf
Carvalho-Filha, F. S. S, Nascimento, I. B. R, Santos, J. C., Silva, M. V. R. S, Moraes-Filho, I. M., & Viana, L. M. M. (2019). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista: aspectos terapêuticos e instrumentos utilizados - uma revisão integrativa. REVISA, 8(4), 525-536. doi: 10.36239/revisa.v8.n4.p525a536
Dawson, G., Webb, S., Schellenberg, G. D., Dager, S., Friedman, S., Aylward, & Richards, T. (2002). Defining the broader phenotype of autism: Genetic, brain, and behavioral perspectives. Development and Psychopathology, 14(3), 581-611. doi: 10.1017/S0954579402003103
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em análise do comportamento, 1(2), 104-115. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-35482010000200004&lng=pt&tlng=pt
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes.
Endres, R., Lampe, S., Schuch, J., Roman, T., & Bosa, C. (2015). O fenótipo ampliado do autismo em genitores de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Psicologia Teoria e Pesquisa, 31(3), 285-292. doi: 10.1590/0102-37722015032268285292
Fernandes, F. D. M., & Amato, C. A. (2013). Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura. CoDAS, 25(13), 289-296. doi: 10.1590/s2317-17822013000300016
Freire, M. H. (2014). Efeitos da Musicoterapia Improvisacional no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PFJSA/1/dissertacao_marina_horta_freire.pdf
Gallo-Penna, E. C. (2011). Teoria da mente e autismo: influência da linguagem parental explicativa de estados mentais sobre o desenvolvimento da compreensão social (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil. Recuperado de https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16020
Gonçalves, A. P., Silva, B., Menezes, M., & Tonial, L. (2017). Transtornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literatura. Tempo psicanalitico, 49(2), 152-181. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382017000200008
Leslie, A. M. (1987). Pretence and representations: The origins of theory of mind. Psychological Review, 94(4), 412-426. Recuperado de https://ruccs.rutgers.edu/images/personal-alan-leslie/publications/Leslie%201987b%20Psychological%20Review.pdf
Lima, R. C. (2019). Investigando o autismo: teoria da mente e a alternativa fenomenológica. Revista do NUFEN, 11(1), 194-214. doi: 10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01ensaio49
Lopes, C. E. (2008). Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radical. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 10(1), 1-13. doi: 10.31505/rbtcc.v10i1.206
Mascotti, T., Barbosa, M., L., Mozela, L. O., & Campos, É. B. V. (2019). Estudos brasileiros em intervenção com indivíduos com transtorno do espectro autista: revisão sistemática. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 12(1), 107-124. doi: 10.36298/gerais2019120109
Mello, A. M., Ho, H., Dias, I., & Andrade, M. (2013). Retratos do autismo no Brasil. São Paulo: Associação de Amigos do Autista. Recuperado de https://www.ama.org.br/site/wp-content/uploads/2017/08/RetratoDoAutismo.pdf
Misquiati, A., Brito, M., Olivati, A., Santos, T., & Fernandes, F. (2014). Desempenho sociocognitivo nos transtornos do Espectro do Autismo e inferências do ambiente terapêutico. CoDAS, 26(5). doi: 10.1590/2317-1782/20142013006
Organização Mundial de Saúde (OMS) (2020). Transtorno do Espectro Autista. Recuperado de https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista
Panciera, S. D. P., & Zeller, A. C. (2018). Teoria da mente e habilidades sociais: estudo com crianças pré-escolares. Psico, 49(2), 159-166. doi: 10.15448/1980-8623.2018.2.28190
Pizato, E. C. G., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. G. V. (2014). Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 189-197. doi: 10.1590/S0102-79722014000100021
Rodrigues, A. (2012). Efeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memória (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Recuperado de http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VWKVQ
Sampaio, R. T., Loureiro, C. M. V., & Gomes, C. M. A. (2015). A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. Perspectiva Musical, 32, 137-170. doi: 10.1590/permusi2015b3205
Silva, R. L. M., Rodrigues, M. C., & Silveira, F. F. (2012). Teoria da Mente e Desenvolvimento Social na Infância. Psicologia em Pesquisa, 6(2), 151-159. doi: 10.5327/Z1982-12472012000200008
Teixeira, M. C. T. V., Mecca, T. P., Velloso, R. L., Bravo, R. B., Ribeiro, S. H. B., Mercadante, M. T., & Paula, C. S. (2010). Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Revista Associação Médica Brasileira, 56(5), 607-614. Recuperado de https://www.scielo.br/j/ramb/a/QSzcLX6yXg54bkMf6nsQbYk/?format=pdf&lang=pt
União Brasileira das Associações de Musicoterapia (2018). Definição Brasileira de Musicoterapia. Recuperado de http://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/
Steigleder, Bibiana Gallas, Bosa, Cleonice Alves, & Sbicigo, Juliana Burges. (2021). Sinais de Alerta para Transtorno do Espectro Autista: Evidências de Validade do PROTEA-R-NV. Avaliação Psicológica, 20(3), 331-340. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.19847.07.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.