Intervenções em Desenvolvimento de Habilidades Sociais no Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.17328

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Habilidades Sociais, Avaliação de resultado de Intervenções Terapêuticas, Teoria da Mente, Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a American Psychiatric Association (APA), é uma desordem do neurodesenvolvimento com início precoce e curso crônico, não degenerativo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças possuem o transtorno. A proposta deste trabalho é uma revisão de literatura a respeito da eficácia das intervenções nas habilidades sociais em pessoas com o TEA. Para a realização da pesquisa foram utilizadas as bases de dados PEPSIC, SCIELO, Google Acadêmico, BVS, BIREME e CAPES. Ao todo foram selecionados 25 artigos, nacionais, no período de 2006 a 2020. As palavras-chave utilizadas para a busca foram “autismo”, “teoria da mente”, “habilidades sociais”, “análise do comportamento aplicada” e “ABA”. Artigos repetidos e que não possuíssem as variáveis procuradas foram excluídos. Como resultados foram encontrados dados de eficácia das intervenções descritas no aumento de habilidades sociais e variáveis relacionadas a elas. Estudos sobre a ABA e a Musicoterapia foram os mais publicados, além de terem apresentado os melhores resultados quando aplicadas em pessoas com o transtorno. Para o autismo e Teoria da Mente, foram encontrados majoritariamente dados sobre conceituação e definição. Para intervenções em ABA e musicoterapia, foram achados mais dados sobre pesquisa e prática.

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Biografia do Autor

Igor Felipe Maforte Moreno, Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta

Possui Graduação em Psicologia pela UniAnchieta.

Maria José Dal Bello, Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta

Possui Graduação em Psicologia pela UniAnchieta

Daniel Bartholomeu, Nexo Instituto de Psicologia Aplicada

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco, Mestrado e Doutorado na área de Avaliação Psicológica na mesma instituição. Leciona no UniAnchieta e tem experiência na orientação de mestrado em Psicologia Educacional. Atua como psicólogo clínico e esportivo com atletas de Jiu Jitsu.

Fernanda Helena Vianna Soares Garcia, Nexo Instituto de Psicologia Aplicada

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano (UNISAL). Tem experiência na Terapia Cognitiva Comportamental e cursa pó-graduação em Análise do Comportamento do Transtorno do Espectro Autista.

Wanessa Tavares, Universidade de Brasília - UnB

Psicóloga, doutoranda e bolsista em Psicologia pela UnB. Possui graduação – Bacharelado e Licenciatura – e mestrado em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Terapeuta cognitivo-comportamental, realiza avaliações e intervenções com crianças, adolescentes, adultos e casais.

Gleiber Couto, Universidade Federal de Catalão - UFCat

Possui graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor na UFCat, onde orienta no Mestrado Profissional em Gestão Organizacional temas relacionados à gestão dos processos de intervenção psicológica.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Maforte Moreno, I. F., Dal Bello, M. J., Bartholomeu, D., Vianna Soares Garcia, F. H., Tavares, W., & Couto, G. (2022). Intervenções em Desenvolvimento de Habilidades Sociais no Transtorno do Espectro Autista. PSI UNISC, 6(2), 90-106. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.17328

Edição

Seção

Artigos