“Foi difícil passar por essa”: Vivências de estudantes de Psicologia na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18156Palavras-chave:
Estudante universitário, Psicodinâmica do Trabalho, COVID-19, Saúde mental, Vivências de sofrimentoResumo
O estudante universitário se dedica a inúmeras atividades para a produção de conhecimento e, durante o período pandêmico, novos arranjos foram impostos no ensino que podem influenciar em sua saúde mental. Objetivou-se compreender as vivências de prazer e sofrimento, durante a pandemia da COVID-19, em estudantes concluintes do curso de Psicologia de uma Universidade privada do sul do Brasil, assim como os impactos causados na saúde, através de um estudo descritivo e qualitativo. Participaram dez estudantes de Psicologia no "final de curso” de uma Universidade privada. Foram aplicados um questionário sociodemográfico, laboral e de saúde, e uma entrevista semiestruturada. Os dados, tratados através de análise de conteúdo, identificaram como vivências de prazer: aquisição de conhecimentos, relação com colegas e professores e possibilidade de estudar de casa. Sobre as vivências de sofrimento, percebeu-se sobrecarga de atividades, necessidade de adaptação ao ensino remoto, solidão, falta de empatia dos professores e medo pelo fim do curso. Como impactos na saúde foram observados danos físicos, psicológicos e sociais. Diante do exposto, sugere-se o fortalecimento de espaços de escuta aos estudantes de Psicologia e a sensibilização de professores e coordenação do curso a respeito da promoção da saúde mental dos estudantes.
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