“Foi difícil passar por essa”: Vivências de estudantes de Psicologia na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18156

Palavras-chave:

Estudante universitário, Psicodinâmica do Trabalho, COVID-19, Saúde mental, Vivências de sofrimento

Resumo

O estudante universitário se dedica a inúmeras atividades para a produção de conhecimento e, durante o período pandêmico, novos arranjos foram impostos no ensino que podem influenciar em sua saúde mental. Objetivou-se compreender as vivências de prazer e sofrimento, durante a pandemia da COVID-19, em estudantes concluintes do curso de Psicologia de uma Universidade privada do sul do Brasil, assim como os impactos causados na saúde, através de um estudo descritivo e qualitativo. Participaram dez estudantes de Psicologia no "final de curso” de uma Universidade privada. Foram aplicados um questionário sociodemográfico, laboral e de saúde, e uma entrevista semiestruturada. Os dados, tratados através de análise de conteúdo, identificaram como vivências de prazer: aquisição de conhecimentos, relação com colegas e professores e possibilidade de estudar de casa. Sobre as vivências de sofrimento, percebeu-se sobrecarga de atividades, necessidade de adaptação ao ensino remoto, solidão, falta de empatia dos professores e medo pelo fim do curso. Como impactos na saúde foram observados danos físicos, psicológicos e sociais. Diante do exposto, sugere-se o fortalecimento de espaços de escuta aos estudantes de Psicologia e a sensibilização de professores e coordenação do curso a respeito da promoção da saúde mental dos estudantes.

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Biografia do Autor

Kamila Nunes Pires, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Psicóloga Clínica, bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Pós-graduanda em Teoria Psicanalítica e Clínica Psicoterápica pelo Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariade - CIPTPPOA, especializanda em Psicologia Clínica pela Instituição de Ensino Dom Alberto e Colaboradora voluntária no grupo de Pesquisa LaborClínica - UNISINOS

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bacharel em psicologia (UFRGS), mestra e doutora em Psicologia (UFRGS). Professora da graduação de Psicologia da UNISINOS e dos PPGs de Administração, Enfermagem e Psicologia (UNISINOS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Vanessa Ruffatto Gregoviski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Bacharel em psicologia (UPF), especialista em saúde mental (UNISINOS), mestra em Psicologia Clínica (UNISINOS), e doutoranda no PPG de Psicologia da UNISINOS (bolsista CAPES).

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Pires, K. N., Kieling Monteiro, J., & Ruffatto Gregoviski, V. (2023). “Foi difícil passar por essa”: Vivências de estudantes de Psicologia na pandemia. PSI UNISC, 7(2), 230-248. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18156

Edição

Seção

Artigos