Saúde mental da comunidade universitária na pós-pandemia: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.17131Palavras-chave:
Saúde mental, Universidade, Covid-19, Pós-pandemiaResumo
Este é um estudo de revisão integrativa da literatura cujo obetivo foi avaliar os impactos psicológicos da pandemia da Covid-19 na comunidade universitária e perspectivar medidas de enfrentamento no pós-pandemia. A busca dos estudos ocorreu durante o mês de outubro de 2021 em quatro bases (Science Direct, PubMed, BVS e PsycInfo) usando os seguintes descritores: “Mental health AND University OR College AND Post-pandemic”, todos consultados no dicionário de descritores na área da saúde MeSH da base de dados PubMed e Thesaurus, da PsycINFO. Na busca inicial, foram achados cerca de 600 artigos que depois do processo de inclusão e exclusão, sobraram sete estudos, adicionados com outros cinco, achados a partir da busca manual, somando 12 artigos que foram explorados na íntegra para análise final, sob a perspectiva qualitativa de análise de conteúdo. Percebemos que a pandemia da Covid-19 afetou imensamente a saúde mental da comunidade universitária. Os comportamentos de riscos à saúde mental (medo de contaminação pelo vírus, a incerteza sobre o fim da pandemia e o retorno das aulas presenciais, medidas de distanciamento social prolongado, ansiedade e outros desconfortos psicológicos) foram notáveis entre estudantes, professores e toda comunidade acadêmica, agravados pela falta de serviços de apoio psicossocial. As universidades são desafiadas a encontrar mecanismos de promoção de serviços de apoio psicossocial da comunidade sendo prioritária no período após a pandemia.
Downloads
Referências
Batra, K. et al. (2021). Assessing the Psychological Impact of COVID-19 among College Students: An Evidence of 15 Countries. Healthcare, 9, 222. P.1-18. https:// doi.org/10.3390/healthcare9020222
Bolzan, D. P. V. (2016). Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Relatório Final de Projeto de Pesquisa nº 032835, GAP/CE/UFSM.
Cavalcanti, L. M. R. & Guerra, M. G. G. V. (2021). Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 1-21, https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903113
Conrad, R. C. et al. (2021). College student mental health risks during the COVID-19 pandemic: Implications of campus relocation. Journal of Psychiatric Research, 136, p. 117–126. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2021.01.054
Conrad, R. C. et al. (2021). College student mental health risks during the COVID-19 pandemic: Implications of campus relocation. Journal of Psychiatric Research, 136, p. 117–126. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2021.01.054
Fu, W., Yan, S., Zong, Q., Anderson-Luxford, D., Song, X., Lv, Z., & Lv, C. (2021). Mental health of college students during the COVID-19 epidemic in China. Journal of Affective Disorders, 280(Pt A), 7–10. doi: 10.1016/j.jad.2020.11.032
Garcia, L. M., Capellini, V. L. M. F., & Reis, V. L. (2020). Saúde mental na universidade: a perspectiva de universitários da permanência estudantil. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p.167-181. DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h493
Gomes, N. P. et al. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de covid-19. aúde Soc. São Paulo, v.30, n.2, p. 1-7. DOI 10.1590/S0104-12902021200605
Gomes, L. F. & Calixto, M. F. (2019). Saúde mental e ensino superior: a relação da universidade com o surgimento e/ou agravo de sofrimento mental em estudantes universitários. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Curso de Enfermagem, Faculdade CESMAC do Sertão, Palmeira dos Índios-AL.
Gomes, C. A. et al. (2022). Psychological impacts and the learning process of Elementary School Students I during the COVID-19 Pandemic. Research, Society and Development, 11(2), e36511225841. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25841
Khan, A. H. et al. (2020). The impact of COVID-19 pandemic on mental health & wellbeing among home-quarantined Bangladeshi students: A cross-sectional pilot study.
Journal of Affective Disorders, Bangladesh, 277, p. 121–128. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.07.135
Li, X. et al. (2021). COVID-19 Stress and Mental Health of Students in Locked-Down Colleges. Int. J. Environ. Res. Public Health, 18, 771, p. 1-12. https://doi.org/10.3390/ ijerph18020771
Minervino, A. J. et al. (2020). Desafios em saúde mental durante a pandemia: relato de experiência. Revista Bioética, 28 (4), p. 647-654, https://doi.org/10.1590/1983-80422020284428
Olofsson, H. et al. (2017). Can abstract screening workload be reduced using text mining? User experiences of the tool Rayyan. Research Synthesis Methods, 8(3), 275–280. doi: 10.1002/jrsm.1237
Ouzzani, M. et al. (2016). Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5(1), 210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4
Rodrigues, B. B. et al. (2021). Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | 44 (sup.1) : e0149, p. 1-5. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
Saldaña, J. (2013). The Coding Manual of Qualitative Researchers (2ª ed.). London: SAGE
Silva , S. M. & Rosa, A. R. (2021). O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, a. 18, n. 2, 190-206. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446
Souza, D. C. et al. (2020). Saúde mental na universidade: relato de um serviço de psicoterapia para estudantes de enfermagem. REFACS, 8(Supl. 1), 648-657. DOI: 10.18554/refacs.v8i0.4673
Sunde, R. M. (2021). Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, 5(2), 33-46. doi: 10.17058/psiunisc.v5i2.16348
Sunde, R. M., Júlio, Ó. A., & Nhaguaga, M. A. F. (2020). O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Epistemologia E Práxis Educativa - EPEduc, 3(3). doi: 10.26694/epeduc.v3i3.11176
World Health Organization (2021). OMS alerta para “impacto prolongado” da pandemia na saúde mental mundial. .https://healthnews.pt/2021/07/22/oms-alerta-para-impacto-prolongado-da-pandemia-na-saude-mental-mundial/
Zhang, X. et al. (2021). The influence of interpersonal relationships on school adaptation among Chinese university students during COVID-19 control period: Multiple mediating roles of social support and resilience. Journal of Affective Disorders, 285, p. 97–104. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.02.040
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.