Processos autolesivos na adolescência: a percepção de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18112

Palavras-chave:

Autolesão, Professores, Escola

Resumo

A violência autoprovocada é um problema entre adolescentes, no mundo e no Brasil. Este artigo analisa como os professores de Ensino Fundamental e Médio identificam as autolesões em adolescentes e quais ações são realizadas após tomarem conhecimento dessas práticas. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, com a aplicação de um questionário online com questões fechadas e abertas que investigaram aspectos sociodemográficos dos 12 professores que participaram da pesquisa e sua percepção sobre o contexto das possíveis ocorrências das autolesões entre os adolescentes, as ações realizadas frente aos possíveis casos ocorridos. A análise de questões fechadas ocorreu por estatística descritiva (frequência e porcentagem) e as questões abertas foram agrupadas pela temática. Os professores tinham, em sua maioria, entre 32 e 40 anos, 6 a 15 anos de docência e ao menos dois anos na escola pesquisada. Declararam não se sentirem preparados para lidarem com casos de autolesão, sentem falta de capacitação e material informativo, e oito deles já lecionaram para aluno que praticou autolesão, sendo, muitas vezes, essa ação informada por outra pessoa e não percebida diretamente pelo professor. O estudo destaca a necessidade de construção de diálogo entre os setores de Educação e Saúde, para o planejamento e implementação de ações voltadas para promoção de saúde, capacitação docente e acompanhamento de discentes e familiares.

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Biografia do Autor

Wesley Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Wesley Júnior da Silva é docente de Nível Superior nos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Tecnólogo em Radiologia. Atua como Coordenador do NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Santa Rita de Cássia-UNIFASC; Ex-Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Santa Rita de Cássia-UNIFASC; Psicólogo Clínico; Psicólogo Educacional e Palestrante; possui graduação em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO/ULBRA (2011), MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia-MG (2013), Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Renata Pegoraro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Renata Fabiana Pegoraro é docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora permanente do Mestrado em Psicologia do IP-UFU. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto (1996), especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Concursada junto à UFU desde 2014, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde/saúde mental. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia e Políticas Públicas de saúde/saúde mental.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

da Silva, W. J., & Pegoraro, R. F. . (2023). Processos autolesivos na adolescência: a percepção de professores. PSI UNISC, 7(2), 103-118. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18112

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Artigos