Percepção do Suporte Social de clientes de um Serviço-Escola de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18331

Palavras-chave:

Apoio social, Serviço-escola, Psicologia

Resumo

Suporte social está relacionado ao auxílio que uma pessoa recebe de sua rede social, incluindo familiares, amigos, colegas de trabalho ou membros da comunidade. Podendo envolver apoio emocional, prático ou informativo, como aconselhamento, encorajamento, orientação, companhia ou até mesmo ajuda financeira, ocasionado benefícios à saúde mental e física, manejo do estresse, superação de obstáculos e proporcionando sentimentos que podem ser considerados positivos. Este estudo objetiva avaliar o nível de percepção de suporte social e levantar o perfil de indivíduos que buscam atendimento psicológico em um Serviço-Escola de Psicologia no interior do Estado do Maranhão. A pesquisa tem caráter transversal, quantitativo descritivo e exploratório. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada contendo itens referentes a dados sociodemográficos e perguntas referentes à demanda e o EPSUS-A (Escala de Percepção do Suporte Social – versão adulta) para avaliação do nível de percepção de suporte social dos participantes. Observou-se que grande parte dos participantes têm baixa percepção de suporte social em todas as quatro dimensões do EPSUS-A. Também foi possível constatar que variáveis como faixa etária (RP: 5,61; IC95%: 1,01-31,2), profissão (RP: 8,49; IC95%: 2,72 – 26,5) e religião (RP:2,95; IC95%:1,06-8,21) obtiveram associação estatística com o nível de suporte social percebido. A partir da pesquisa foi possível compreender a percepção acerca da rede de suporte social de indivíduos com demandas de sofrimento psíquico e vislumbrar possibilidades interventivas que favoreçam o fortalecimento e a percepção individuais em relação a essa rede, favorecendo a aproximação entre o sujeito em sofrimento e o cuidado a este disponibilizado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Araújo Sousa, Universidade CEUMA

Graduanda em Psicologia pela Universidade Ceuma campus Imperatriz-MA (2018 - 2023). Presidente da Liga Acadêmica Psicoeducação e Promoção à Saúde Mental - CEUMA. Voluntária em Iniciação Científica - PIBIC. Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI.

Rodrigo Santos Silva, Universidade CEUMA

Graduando em Psicologia pela Universidade Ceuma campus Imperatriz – MA (2018 - 2023). Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI.

Karoline Giele Martins de Aguiar, Universidade CEUMA

Graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2008), Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica - Unisinos (2019) - Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Faculdade Estácio de Sá (2012), Especialista em Psicologia do Trânsito - Unyleya (2020) e Especialista em Avaliação Psicológica - CFP (2019). Atualmente é psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD III e Professora dos cursos de Psicologia e Biomedicina - Universidade CEUMA.

Nátaly Karolaine Silva dos Reis, Universidade Ceuma

Graduação de Psicologia em andamento na Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

Referências

Amendola, F., Oliveira, M. A. D. C., & Alvarenga, M. R. M. (2011). Influência do apoio social na qualidade de vida do cuidador familiar de pessoas com dependência. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45, 884-889. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-22930

Beneton, E. R., Schmitt, M., & Andretta, I. (2021). Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Revista da SPAGESP, 22(1), 145-159. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7816244

Branco, P. C. C. (2019). Do acolhimento da queixa à compreensão da demanda na terapia centrada no cliente. Revista Brasileira de Psicoterapia, 21(3), 13-24. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1222996

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep. Recuperado de https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf

Cardoso, H. F., & Baptista, M. N. (2016). Manual - Escala de Percepção De Suporte Social (Versão Adulta) - EPSUS-A. 1 ed: Hogrefe.

Eker, D., Arkar, H., & Yaldız, H. (2001). Factorial structure, validity, and reliability of revised form of the multidimensional scale of perceived social support. Turkish Journal of Psychiatry, 12(1), 17-25. Recuperado de https://avesis.deu.edu.tr/yayin/834bed08-b232-4a11-a171-e9e8c002473e/factorial-structure-validity-and-reliability-of-the-multidimensional-scale-of-perceived-social-support

Eskisu, M. (2009). Investigation of the relationship between the bullying grade, family functions and perceived social support among high school students (Doctoral dissertation, Master’s Thesis, University of Istanbul University, Istanbul, Turkey. Recuperado de https://tez.yok.gov.tr

Figueredo, J. G. C., Marques, L. F. N., & Bacelar, T. D. (2022). Caracterização dos usuários e serviços prestados em uma clínica-escola de Psicologia no contexto da Saúde Pública. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas, 6(1), 12-18. Recuperado de http://20.197.188.232/index.php/RICM/article/view/138

Herzberg, E., & Chammas, D. (2009). Triagem estendida: serviço oferecido por uma clínica-escola de Psicologia. Paidéia (Ribeirão Preto), 19, 107-114. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/7f28/46044c486aaa8c6aa959af0f904ad78829af.pdf

Labrague, L. J., De Los Santos, J. A. A., & Falguera, C. C. (2021). Social and emotional loneliness among college students during the COVID-19 pandemic: The predictive role of coping behaviors, social support, and personal resilience. Perspectives in psychiatric care, 57(4), 1578–1584. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-93878/v2

Leão, A. M., Gomes, I. P., Ferreira, M. J. M., & Cavalcanti, L. P. D. G. (2018). Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista brasileira de educação médica, 42(4), 55-65. Recuperado de http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-52712018000400055&script=sci_abstract

Macêdo, S., & Farinha, M. G. (2022). Serviços Escola de Psicologia no Brasil: desafios e possibilidades às práticas clínicas em tempos de pandemia. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, 56(1), 1-14. https://doi.org/10.30849/ripijp.v56i1.1549

Machado, J. C. & Ferrão, I. (2021). A religião como elemento de integração e apoio social (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23644

Mann, F., Bone, J. K., Lloyd-Evans, B., Frerichs, J., Pinfold, V., Ma, R., .... Johnson, S. (2017). A life less lonely: the state of the art in interventions to reduce loneliness in people with mental health problems. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, 52(6), 627–638. https://doi.org/10.1007/s00127-017-1392-y

Matias, R. D. C., & Martinelli, S. D. C. (2017). Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22, 15-33. Recuperado de https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2964

Mayer, F. B. (2017). A prevalência de sintomas de depressão e ansiedade entre os estudantes de medicina: um estudo multicêntrico no Brasil (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo. https://doi.org/10.11606/T.5.2017.tde-13112017-154429

Musse, F. C. C., Castro, L. S., Mestre, T. F., Pelloso, S. M., Poyares, D., Musse, J. L. L., & Carvalho, M. D. B. (2022). Violência mental: ansiedade e depressão durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Saúde e Pesquisa, 15(1), 1-17. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n1.e9684

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento psicossocial no início da vida adulta e no adulto jovem. In D. E. Papalia & R. D. Feldman (Eds.), Desenvolvimento Humano (12ª ed., pp. 482-507). Porto Alegre: AMGH.

Peres, R. S., Santos, M. A. D., & Coelho, H. M. B. (2003). Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola. Estudos de Psicologia (Campinas), 20, 47-57. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/6682

Rodriguez, M. S. & Cohen, S. (1998). Social support.Encyclopedia of Mental Health, 3, 535-544.

Roohafza, H. R., Afshar, H., Keshteli, A. H., Mohammadi, N., Feizi, A., Taslimi, M., & Adibi, P. (2014). What's the role of perceived social support and coping styles in depression and anxiety?. Journal of research in medical sciences: the official journal of Isfahan University of Medical Sciences, 19(10), 944–949. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4274570/

Sei, M. B., & Colavin, J. R. P. (2016). Desistência e abandono da psicoterapia em um serviço-escola de Psicologia. Revista brasileira de psicoterapia, 18(2), 37-49. Recuperado de http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=200

Silva, A. M. S., & Ximenes, V. M. (2022). Discussões sobre saúde mental e suporte social entre estudantes universitários: discussões sobre saúde mental e suporte social. Revista Ciências Humanas, 15(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a850

Souza, A. A., Suassuna, M. A. F. M., Gadelha, M. J. N., Lima, M. R., Viana, D. N. M., & Procópio, J. V. V. (2019). Caracterização das demandas do serviço-escola de psicologia de uma clínica-escola integrada no alto sertão paraibano. Temas em Saúde. Recuperado de https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2019/03/fippsi07.pdf

Vagostello, L., Albuquerque, D. S. M., Queiroz, F. T., Lopes, G. P., & Silva, L. V. (2017). Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo. Psicologia Revista, 26(1), 41-58. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.41-58

World Health Organization (WHO). (‎2022)‎. Mental health and COVID-19: early evidence of the pandemic’s impact: scientific brief, 2 March 2022. World Health Organization. Recuperado de https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/352189/WHO-2019-nCoV-Sci-Brief-Mental-health-2022.1-eng.pdf

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Araújo Sousa, L., Santos Silva, R., Giele Martins de Aguiar, K. ., & Silva dos Reis, N. K. (2023). Percepção do Suporte Social de clientes de um Serviço-Escola de Psicologia. PSI UNISC, 7(2), 20-35. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18331

Edição

Seção

Artigos