Estágio supervisionado em avaliação psicológica: relato de experiência em uma instituição pública
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i1.18387Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Clínicas-escola, PsicologiaResumo
O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência de um Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica em uma Universidade Pública do Paraná. Os atendimentos foram retratados com base nas percepções das participantes do estágio e discutidos à luz da literatura científica. Foram atendidos 16 casos em um período de dez meses no ano de 2022. Consistiam em 7 casos de Orientação Profissional, 3 de Dificuldade de Aprendizagem, 1 de suspeita de Deficiência Intelectual, 3 de suspeita de Autismo, 1 de suspeita de Transtornos Psicóticos agudos e transitórios, 1 de suspeita de Altas Habilidades/Superdotação. Por meio da atuação no serviço-escola, foi possível aprimorar o conhecimento teórico e técnico das estagiárias, bem como contribuir socialmente com a comunidade aderente ao referido serviço, considerando a gratuidade do trabalho realizado em comparação ao alto custo cobrado por esse serviço em âmbito privado. O contato com a prática em Avaliação Psicológica corroborou para que as estagiárias desenvolvessem um olhar clínico ético valendo-se de recursos reconhecidos pela ciência psicológica. Destaca-se, por fim, a importância de um exercício ético, atualizado e comprometido com a integralidade do ser humano na prática profissional.
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