Análise e vivência comunitária: diálogos entre arte ameríndia e tembiapó guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19092

Palavras-chave:

Arte, Ameríndio, Psicologia comunitária, Educação, Guarani

Resumo

Buscamos compartilhar uma análise e vivência em uma comunidade Guarani, construindo sentidos a partir de atividades de extensão e pesquisa em psicologia comunitária e educação, vinculadas ao Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade, dentro da Linha de Pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Desde este contexto, realizamos aproximações com as geoculturas americanas, que podem vir a interligar modos de ser da Arte Ameríndia. A aldeia, a partir da qual se realiza, é território da etnia Mbya Guarani, na Tekoá Yvy Poty (Flor da Terra), em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul. Através dos diálogos, observações, conversas, relatos e convivência com este povo, em uma abordagem de inserção comunitária referenciada na pesquisa participante de cunho etnográfico-colaborativo, foi possível perceber alguns aspectos que orientam o fazer artístico - enquanto tembiapó - na educação Guarani. Assim, interrogamos: o que é o tembiapó para os Guarani? Qual o sentido pedagógico do fazer artístico como modos de estar, viver e conviver em experiência sensível-espiritual com o sociocultural, ecológico, cosmológico e colaborativo? Foram realizadas articulações entre sentidos construídos pelos e pelas indígenas dessa aldeia e o referencial teórico de Rodolfo Kusch sobre a Gran Arte e o acto estético na América Profunda para pensar sobre possibilidades de práticas psicológicas de análise e vivência comunitária na Aldeia Guarani. Foram descritos os resultados das ações colaborativas, inclusive, na escrita deste artigo que envolve a autoria do intelectual Gerônimo Franco - Verá Tupã, as pesquisadoras e extensionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Melo de Pinho, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Doutoranda em educação pelo PPGEdu/UNISC- Universidade de Santa Cruz do Sul ( Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade I- membro do grupo de pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2010), especialização em Arte- terapia pelo UNA- Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires (2003), Facilitadora de Biodança (2002), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1993). E-mail: anamaria3@mx2.unisc.br. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3150025842645085. Orcid ID:  https://orcid.org/0000-0002-0082-7337.

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC). Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na Educação Básica. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS. Bolsista produtividade- PQ - CNPq. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9777-0022.

Gerônimo Morinico Franco, Escola da Aldeia Yvy Poty (Flor da Terra)

Verá Tupã: Mbya Guarani, professor da escola da aldeia Yvy
Poty (Flor da Terra) em Barra do Ribeiro. É vice-cacique, autor do livro Arandu mirim:
pequenas sabedorias, em 2023. Foi professor de língua Guarani na Universidade Federal do
Rio Grande do Sul UFRGS / Antropologia e é orientador da ação Saberes Indígenas na
Escola pela mesma universidade.

Referências

Amaral, M. N. de C.P. (1993). Dilthey: um conceito de vida e uma pedagogia. São Paulo: Perspectiva.

Baró, M. (2011). Psicologia social para a américa latina: o resgate da psicologia da libertação. México: Universidad Autônoma de México. 2ª.ed.

Bruce, A; Kopenawa, D. (2023). O espírito da floresta. Tradução: Rosa Freire d´Aguiar. 1a.ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Esbell. J. (2015). Jaider Esbell. Curitiba: Tembeta.

Fonseca, C. (1999). Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, 10 (1-21).

leiFranco, G. M. (2023). Arandu mirim: pequenas sabedorias. In: Franco, G.M; Ramos, A.R. -Passo Fundo, RS: Physalis.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas.

Góis, C. W. de L. (2008). Saúde comunitária: pensar e fazer. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. 260p.

Góis, C. W. L. (2005). Psicologia comunitária – atividade e consciência. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais.

Kusch, R. (2000). América profunda. In R. Kusch. Obras completas. Tomo II. Córdoba: Editorial Fundación Ross.

Kusch, R. (2012). El pensamiento indígena y popular en América. Buenos Aires: Hachette.

Kusch, R. ([1959] 2012a). Planteo de un arte americano. Rosário: Fundación Ross.

Melià, B. (1991). El guarani: experiência religiosa. Asunción: CEADUC – Centro de Estudios Antropológicos.

Menezes, A. L. T., & Pinho, A. M. M. (2014). A arte e a vivência na Psicologia comunitária e na Educação Popular. Curitiba: ed. CRV.

Menezes, A. L. T., & Pinho, A. M. M. (2016) Educação Guarani: vivência e espiritualidade uma contribuição para uma formação humana, cidadã e planetária. Fortaleza: Anais da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, Fortaleza. Recuperado de: https://www.uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-1746-29032016- Manter103416.pdf. Acesso: 20 ago. 2024.

Menezes, A. L. T. de., & Roberto, L. G. (2020). A saúde na perspectiva dos Guarani e a inserção inter(geo)cultural da psicologia comunitária. In: Sarriera, J. C [et all].1a. ed. Curitiba: Appris.

Menezes, A. L. T. de, & Boechat, W. (2020). Xamanismo, rituais guarani e clínica junguiana. In: Oliveira (org.) Morte e renascimento da ancestralidade indígena na alma brasileira. Petrópolis, RJ: Vozes.

Menezes, A. L. T. de. (2021). Tekoa como espaço espiritual e político guarani: reciprocidade entre espíritos, humanos e animais. In: Oliveira. H. [et. al]. O insaciável espírito da época: ensaios de psicologia analítica e política.

Menezes, A. L T. de, & Souza, F. R. S. (2021). A experiência da nomeação das crianças Guarani como educação espiritual. Nodos y nudos 7(51). https://doi. org/10.17227/nyn.vol7.num51-13813

Pereira, T. (2001). Uma geografia do modernismo. Arte popular, arte primitiva e a fragmentação da arte moderna. Recuperado em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/11908. Acesso: 18 nov. 2023.

Pinho, A. M. M., Castro, G. S., Ximenes, V. M., Moreira, C. P., & Barreto, G. P. (2009, julho/dezembro). Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência. Aletheia (ULBRA), 30, 27-38.

Pinho, A. M. M. (2023). Diário de campo. Notas sobre a arte Guarani em visitas e atividades de extensão com o grupo de pesquisa PEABIRU da disciplina de psicologia comunitária no território da etnia Mbya Guarani, na Tekoá Yvy Poty (Flor da Terra), em Barra do Ribeiro, Rio Grande do Sul. Manuscrito.

Rebouças J., F. G., & Ximenes V. M. (2010) Psicologia comunitária e psicologia histórico-cultural: análise e vivência da atividade comunitária pelo método dialógico-vivencial. Pesquisas e Práticas Psicossociais 5(2), São João del-Rei.

Santos, B. de S. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Sarriera, J.C., Rocha, K. B, Inzunza, J. A., & Silva, R. B. (2020). Bem estar e saúde comunitária. Teoria, metodologia e práticas transformadoras. 1 Curitiba: Appris.

Wendland, C. J. (2022) Poética intercultural na educação: modos de estar-sendo e fazendo ser entre indígenas e não-indígenas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.

Wendland, C. J. (2024). Diário de campo. Notas sobre os modos de fazer indígenas. Tekoá Yvy Poty – Barra do Ribeiro. Manuscrito.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Pinho, A. M. M. de, Menezes, A. L. T. de, Wendland, C. J., & Franco, G. M. (2024). Análise e vivência comunitária: diálogos entre arte ameríndia e tembiapó guarani. PSI UNISC, 8(2), 112-127. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19092

Edição

Seção

Dossiê Temático: Análise e Intervenção Comunitária