Em busca do estado de conhecimento em Educação e Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9607Palavras-chave:
Estado do conhecimento. Educação e psicanálise. Dissertações e teses.Resumo
O diálogo entre educação e psicanálise vem produzindo diversos estudos. Este artigo almeja ser um “estado do conhecimento” construído a partir da busca das palavras “educação e psicanálise” em dissertações e teses dos bancos de dados da Capes, restrito aos anos de 2011 e 2012, mas com alcance nacional; e das três universidades estaduais paulistas: USP, Unicamp e Unesp, até o ano de 2015. Foram analisados 163 resumos, classificados em relação à área de concentração, temática e autores citados. Os resultados demonstraram que as universidades públicas dominam os estudos pesquisados, e que a maior concentração de pesquisas ocorre na região sudeste do país. Freud e Lacan são os autores mais citados, seguidos por Winnicott. Os pesquisadores privilegiam o enfoque sobre ensino e aprendizagem, sendo a temática família a menos pesquisada.
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