Condicionantes e limitantes na aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Programa de Alimentação Escolar no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11713Palavras-chave:
Alimentação escolar. Agricultura familiar. Segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento rural.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as dificuldades e os fatores que condicionam a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar pela ótica dos atores sociais em municípios do Paraná. Para tanto, foi utilizada pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com agricultores familiares, gestores, profissionais de extensão rural, membros do Conselho de Alimentação Escolar em oito municípios, com diferentes tamanhos populacionais e de diferentes macrorregiões. Os dados foram avaliados por categorização temática, para posterior análise de conteúdo. Barreiras como planejamento da produção, burocracia, logística, falta de comunicação, entre outras, foram referenciadas diferentemente pelos grupos de municípios e atores como dificuldades no cumprimento da legislação. Nos municípios onde existe maior participação, diálogo e parcerias entre gestores, agricultores, conselheiros e extensão rural há melhor aproveitamento dos recursos do Programa e esse entrosamento é mais evidente em municípios de médio e pequeno porte. Nesse sentido, evidencia-se a importância da existência de políticas públicas para a viabilização de mercados para a agricultura familiar, mas esta só se efetiva com a participação dos atores sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-01-03
Como Citar
Triches, R. M., Simonetti, M. G., Perez-Cassarino, J., Baccarin, J. G., & Teo, C. R. P. A. (2019). Condicionantes e limitantes na aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Programa de Alimentação Escolar no estado do Paraná. Redes, 24(1), 118-137. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11713
Edição
Seção
Mercados Institucionais: reconectando a produção ao consumo