Identidade Territorial e Agricultura Familiar no Município de Rolim de Moura (RO)

Autores

  • Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira Universidade de Taubaté
  • Maria Antonia Fernandes Nabarro de Oliveira Benati Universidade de Taubaté
  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.11888

Palavras-chave:

Gestão. Desenvolvimento Regional. Agricultura Familiar. Identidade Territorial.

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender a contribuição da agricultura familiar como fomentadora da formação de uma identidade territorial na cidade de Rolim de Moura (RO). A pesquisa é descritiva exploratória e, quanto à abordagem, é quantitativa. Para a coleta dos dados foram aplicadas 321 entrevistas estruturadas, por meio de formulários, a agricultores familiares da área de estudo no período entre 4 de fevereiro e 2 de março de 2017. Os dados coletados foram dispostos em tabelas e correlacionados utilizando-se a correlação de Pearson; dentre as correlações foram destacadas a de maior significância que nortearam a descrição dos resultados. Os resultados encontrados apontaram que no Município de Rolim de Moura (RO) os agricultores familiares dependem da renda da propriedade rural para seu sustento e que as relações com a terra estão além dos conceitos de território geográfico, envolvendo questões simbólicas, sociopolíticas e econômicas que podem contribuir para o desenvolvimento local e criar uma identidade territorial para o Município de Rolim de Moura (RO).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Maria Antonia Fernandes Nabarro de Oliveira Benati, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté

Professora do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional; ambas da Universidade de Taubaté (UNITAU)

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Oliveira, E. A. A. Q., Benati, M. A. F. N. de O., & Moraes, M. B. de. (2018). Identidade Territorial e Agricultura Familiar no Município de Rolim de Moura (RO). Redes, 23(3), 291-316. https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.11888