Construção de identidade, capacitação mútua e negociação política em uma feira de agricultores
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.13043Palavras-chave:
Feiras de agricultores. Comunidade de prática. Capacitação. Brasil.Resumo
Neste artigo, ao analizar a Feira Ecológica do Menino Deus, em Porto Alegre, Brasil, exploramos como são construídas narrativas contra-hegemônicas e formas de conhecimento em espaços como o estudado. Partindo de teorias sobre conhecimento prático e de debates teóricos relacionados à ética e política da alimentação, consideramos a feira como uma comunidade de prática, em que a aquisição de alimentos diretamente de agricultores diz respeito a uma relação social que implica construção de identidades, capacitação mútua e negociação política. A análise está fundamentada principalmente no trabalho de campo etnográfico realizado em Porto Alegre entre março e junho de 2016, incluindo observação participante e entrevistas semiestruturadas em profundidada realizadas na Feira do Menino Deus. O artigo explora as três dimensões acima mencionadas (construção de identidade, capacitação mútua e negociação política) como processos centrais e paralelos que ocorrem na feira, proporcionando arena frutífera para debates sobre padrões agroalimentares e sobre (re)defefinição e promoção da segurança alimentar e nutricional e justiça social. Destacamos vínculos entre experiências, visões e modos de produção dos agricultores e mecanismos de governança, processos de aprendizagem e outras atividades relacionadas a Feira. Nesse contexto, sugerimos que, na comunidade de prática estudada, aspectos técnicos dos processos de aquisição dos productos estão imersos no domínio social e se traduzem em novos estilos de vida e visões do futuro. Por fim, vale destacar que este artigo busca vincular reflexões sobre a feira, capacitação mútua e negociações coletivas a fim de contribuir para o debate sobre alimentos locais como um projeto emancipatório.Downloads
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Publicado
2019-01-03
Como Citar
Vasile, M., & da Cruz, F. T. (2019). Construção de identidade, capacitação mútua e negociação política em uma feira de agricultores. Redes, 24(1), 212-226. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.13043
Edição
Seção
Mercados Institucionais: reconectando a produção ao consumo
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