Capital social e a participação dos usuários do SUAS no Rio Grande do Sul: um estudo de política pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i4.14078

Palavras-chave:

Capital Social. Políticas Públicas. Participação. Rio Grande do Sul.

Resumo

Resumo O presente artigo baseia-se na teoria do capital social de Putnam e sua relação com o aspecto da participação nas políticas públicas, no Rio Grande do Sul, em especial nas cidades de Caxias do Sul e de Novo Hamburgo. Pretendemos demonstrar, comparativamente, a relação entre o acúmulo capital social e a qualidade da participação nas políticas públicas através de pesquisa de opinião pública, tipo Survey, nas cidades em tela, totalizando 382 questionários aplicados diretamente aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Neste sentido, por meio deste estudo, podemos afirmar estatisticamente que na medida em que cresce o estoque de capital social, cresce a participação no âmbito das políticas públicas.

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Biografia do Autor

Douglas Marques, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

O autor é Doutor (2018) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale; Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) (2010). Concluiu o Estágio Pós-Doutoral (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade Feevale, pesquisando o desempenho institucional do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, onde desenvolve suas pesquisas e publicações científicas regularmente sobre as temáticas de Políticas Públicas e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e suas abordagens sobre avaliação, descentralização, participação, controle social e desempenho institucional. É vinculado como colaborador no grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale. Atualmente é professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais, lotado no Curso de Serviço Social.Também é professor visitante do curso de Pós-Graduação em Diversidade e desenvolvimento de práticas inclusivas da Universidade La Salle.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Everton Rodrigo Santos foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013. É Doutor (2005) e Mestre (1996) em Ciência Política também pela (UFRGS). É vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao grupo de Pesquisa CNPQ Capital Social e Desenvolvimento Sustentável na América Latina (UFRGS), CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale). Professor e Pesquisador na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). Na Graduação trabalha com o ensino na modalidade à distância (EAD/Digital) e presencial nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Comunicação, Medicina, Tecnológicos, entre outras graduações, com experiência na docência, na confecção, estruturação e gestão de disciplinas e cursos EAD há 15 anos. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da Latin American Studies Association (LASA), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, da Cultura Política, da Democracia e do Capital Social.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Marques, D., & Santos, E. R. (2020). Capital social e a participação dos usuários do SUAS no Rio Grande do Sul: um estudo de política pública. Redes, 25(4), 1973-1995. https://doi.org/10.17058/redes.v25i4.14078

Edição

Seção

Artigos