Características Socioeconômica e ambiental da Agricultura Urbana em Imperatriz-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14105

Palavras-chave:

Gestão. Desenvolvimento Regional. Agricultura Urbana.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo diagnosticar a agricultura urbana no município de Imperatriz do maranhão, assim como suas características sócio produtiva. A investigação se fez a partir da coleta de dados em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, com estudo de campo. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturada da qual participaram 36 agricultores urbanos, residentes em três bairros do município de Imperatriz (MA). Para o procedimento de análise de dados foram utilizadas técnicas qualitativas de sensemaking. Por fim, os resultados evidenciaram que agricultura urbana se apresentou como uma atividade com grande potencial de melhoria de qualidade de vida dos entrevistados envolvidos. Diante dos dados obtidos evidencia-se a atuação da agricultura urbana, assim como a contribuição socioeconômica e ambiental proporcionada aos agricultores urbanos e à comunidade do município de Imperatriz (MA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté

Economista, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)– Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Pós-Doutor em Gestão da Inovação Tecnológica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Coordenador Geral e Professor do |Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Luciana Learte Moura Nunes, Universidade de Taubaté e Instituto Federal do Maranhão

Engenheira de Alimentos. Mestra do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR) - Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora do Instituto Federal do Maranhão.

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté

Economista. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU). Doutora em Administração (UNINOVE). Professora do |Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Oliveira, E. A. A. Q., Nunes, L. L. M., & Moraes, M. B. de. (2019). Características Socioeconômica e ambiental da Agricultura Urbana em Imperatriz-MA. Redes, 24(3), 241-271. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14105

Edição

Seção

As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial