Pós-Graduação Lato Sensu: como alinhar as demandas regionais e a vocação das instituições de ensino superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16711

Palavras-chave:

Educação Superior, Desenvolvimento Regional, Pós-Graduação Lato Sensu

Resumo

Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e direcionar as ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional e suas funções, atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. A estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que a Instituição de Ensino Superior elabore e consolide seu Plano de Desenvolvimento Institucional e, consequentemente, seus Projetos Pedagógicos de Curso. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se que essas informações dizem respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contextos social, político, cultural e geográfico, e expectativas das organizações locais.  Como principal resultado, o modelo habilita as IES a delinearem seus portfólios de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do Projeto Pedagógico desses cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos.

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Biografia do Autor

Jacir Favretto, Universidade do Contestado UnC Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc

Mestre em Administração (FURB), Doutor em Engenharia da Produção (UFRGS), Pós-Doutor em Contabilidade e Atuária (FEA/USP)

Marcia Elisa Soares Echeveste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Engenharia da Produção - UFRGS

Claudia Medianeira Cruz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Engenharia da Produção (UFRGS)

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UnC

Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional - UnC Doutor em Educação (UFRGS)

Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (UFRGS)

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Favretto, J., Echeveste, M. E. S., Rodrigues, C. M. C., Gumbowsky, A., & Miorando, B. S. (2023). Pós-Graduação Lato Sensu: como alinhar as demandas regionais e a vocação das instituições de ensino superior?. Redes, 28(1). https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16711

Edição

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Artigos