Cooperativa integral, organicidade socioprodutiva e governança autogestionária: explorando confluências, possibilidades e limites para a construção de um território sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v27i1.17516

Palavras-chave:

Comunidade quilombola, Cooperativa integral, Organicidade socioprodutiva, Governança autogestionária, Território autossustentável

Resumo

Inserido na interseção entre os campos de estudos territoriais e organizacionais, este artigo explora as possibilidades histórico-geográficas e os limites estruturais-sistêmicos de iniciativas emancipatórias, notadamente a partir de um programa de extensão realizado em uma comunidade tradicional. Ao articular os conceitos de governança autogestionária, organicidade socioprodutiva e cooperativa integral, o artigo objetivou analisar os elementos que contribuem para a instituição de uma governança territorial autogestionária. O campo empírico foi a construção da cooperativa integral Quilombarras, da comunidade quilombola Barra da Aroeira, localizada no estado do Tocantins. Trata-se de uma composição teórica a partir das reverberações de um estudo de caso, dentro de um percurso metodológico que agregou pesquisa-ação com a perspectiva crítico-dialética. Os resultados mostram que o horizonte da governança territorial autogestionária, para ser alcançado, requer a confluência de elementos que ampliem a governança política da comunidade, bem como, a construção de relações sociais de produção lastreadas em um sistema de organicidade socioprodutiva à vista da sustentabilidade do território, em conjunto com a ampliação e adequação das forças produtivas que o constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edi Augusto Benini, Universidade Federal do Tocantins

Professor no curso de administração, na área de administração pública.

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. É professor Associado da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua nos Programas de Pós-graduação em Administração (Ppgad) e no profissional em Administração Pública (Profiap). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Organizações, Trabalho e Educação (Gepote). Tem como temas de estudo e pesquisa: Epistemologia e estudos organizacionais; Teoria crítica das Organizações; Trabalho associado e Economia Solidária; Autogestão; Administração Pública; Políticas Públicas e; Trabalho e educação.

Adriano Pereira de Castro Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Administração na Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduado em Administração. Pesquisador em Economia Criativa, Governança e Territórios. 

Referências

BENINI, E. A. Sistema Orgânico do Trabalho. Arquitetura crítica e possibilidades. São Paulo, SP: Ícone Editora, 2012.

BENINI, E. A. & BENINI, E. G. A Construção do Trabalho Associado Sob a Hegemonia Estatal: Organização, Solidariedade e Sociabilidade. Revista Organizações & Sociedade, v. 22, n. 74, 325-344, 2015.

BENINI, E. A., BENINI, E. G., & NEMIROVSKY, G. G. Paradigmas de administração e legitimidade: a democracia enquanto forma de dominação. Revista Organizações e Sociedade, v. 26, n. 89, 200-220, 2019. doi:10.1590/1984-9260891.

BENINI, E. A., SABINO, A., & GOMES, A. L. S. Organicidade socioprodutiva: metodologia construtiva de uma autogestão de caráter societal. Revista MovimentAção, v. 2, n. 5, 01-20, 2015.

BENINI, E. A., GHIZONI, L. D., & ALANIZ, E. P. Autogestão Orgânica Socioprodutiva: práxis para ir além da alienação. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 182, 2017.

CENTRO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA. Conhecendo o projeto estruturante Raios de Sol: Desenvolvimento Orgânico-Solidário Autogestionário. Palmas: Centro de Formação e Assessoria Técnica em Economia Solidária - Amazônia II. 2016.

DARDOT, P. & LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

GAIGER, L. A economia solidária diante do modo de produção capitalista. Caderno CRH, v. 16, n. 39, 181-211, 2003.

HAESBAERT, R. Território e Multiterritorialidade: um debate. GEOgrafia. n. 17, 2007.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

______. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

______. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.

______. Espaços de esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

YUNUS, M. Building Social Business: The New Kind of Capitalism That Serves Humanity's Most Pressing Needs. PublicAffairs; Edição: 2010.

MANCE, E. A. A revolução das redes: a colaboração solidária como alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis: Vozes, 1999.

MÉSZÁROS, I. A teoria da Alienação em Marx. São Paulo: Boitempo Editorial. 2006.

NÚCLEO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Extrato do Programa de extensão Raios de Sol - SIGProj N°: 227281.1138.46780.04032016. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2016.

NOVAES, H. T. O retorno do caracol a sua concha: alienação e desalienação em associações de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PINHEIRO, D. C. & PAULA, A. P. P. de. Para uma discussão da eficiência na economia solidária: algumas implicações teóricas e empíricas. Revista ORG & DEMO, v. 16, n. 2, 25-44, 2015.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Reio de Janeiro: Campus, 2000.

SANTOS, M. O território e o saber local: algumas categorias de análise. Cadernos IPPUR, ano xiii, n°2, p.15 -26. 2000.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 10. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2003.

______. Sociedade e Espaço: a formação social como teoria e método. In: SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, pp. 21-42, 2005.

______. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 2002. In: SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SOUZA, M. A. DE. & SANTOS, M. (Org). A construção do espaço. São Paulo: Nobel, 1986.

SINGER, P. Globalização e desemprego: diagnósticos e alternativas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Benini, E. A., Benini, E. G., & Pacheco, A. P. de C. (2022). Cooperativa integral, organicidade socioprodutiva e governança autogestionária: explorando confluências, possibilidades e limites para a construção de um território sustentável. Redes, 27(1). https://doi.org/10.17058/redes.v27i1.17516

Edição

Seção

Artigos