Território das espiritualidades: um olhar para as subjetividades presentes nas transformações territoriais contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.17656

Palavras-chave:

Abordagem territorial, Nova Era, Religiosidades, Subjetividades, Territorialidades

Resumo

Tendo por objetivo trazer um outro olhar para a discussão teórico-metodológica acerca do território, valorizando as subjetividades presentes nas formas como ele se transforma e se constitui na contemporaneidade, propomos, neste artigo, pensar o território a partir da espiritualidade da Nova Era. Assim, demonstrando que através da materialidade, há um movimento sobremaneira invisível que ocorre no campo das ideias, fazendo do território, inegavelmente, (i)materialidade. O campo empírico foi pautado em entrevistas semiestruturadas para a qual foi definido o município de Santa Cruz do Sul (RS) como o espaço/tempo em que as experiências espirituais foram objeto do respectivo estudo. Na análise dos dados percebeu-se que a territorialização na Nova Era afeta indivíduos que não somente os buscadores espirituais, o que nos indica que o território das espiritualidades não é somente aquela paisagem que está aparente aos nossos olhos, mas ele necessariamente presume imaterialidades, outras subjetividades, e também, ainda outros sujeitos, produtores de outros territórios: uma nova dinâmica ao movimento da totalidade; logo, uma Nova Era de territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACELAR, Tania. Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável dos Territórios: os desafios da multidimensionalidade – uma visão a partir do Brasil. In: BACELAR, Tânia et al. Gestão social dos territórios. Brasília: IICA, 2009. p. 35-52. vol. 10. (Série Desenvolvimento Rural Sustentável). Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/DRS-10.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

BEDUSCHI FILHO, L. C.; ABRAMOVAY, R. Desafios para a gestão territorial do desenvolvimento sustentável no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL – SOBER, 41, 2003, Juiz de Fora, MG. Anais [...]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228494893_Desafios_para_a_gestao_territorial_do_desenvolvimento_sustentavel_no_Brasil. Acesso em: 23 abr. 2021.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Grall, 1988.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. vol. 2. Coleção TRANS.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. Coleção TRANS.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos. 2. ed. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. vol. 5.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (Org.). Michel Foucault: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. 3. ed. São Paulo: Outras expressões, 2013.

SAQUET, Marcos Aurelio. A descoberta do território e outras premissas do desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. São Paulo, v. 20, n. 3, p. 479-505, set./dez. 2018.

SAQUET, Marcos Aurelio. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (Org.). Território e Territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 73-94.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Pohl Frohlich, C., Karnopp, E., & Cadoná, M. A. (2023). Território das espiritualidades: um olhar para as subjetividades presentes nas transformações territoriais contemporâneas. Redes, 28(1). https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.17656

Edição

Seção

Artigos