Governança em mercados alimentares digitais. Caso Sembrando Confianza, Colombia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19271

Palavras-chave:

Participação, Governança e Tecnologia da informação e comunicação, Mercado agroecológico, Agroecologia, Sustentabilidade

Resumo

Há já algum tempo que se reconhece a necessidade de melhor compreender a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, especialmente no contexto das alterações climáticas e de contingências como a pandemia de Covid 19. Durante o segundo semestre de 2023, a participação de Sembrando Confianza SC foi pactuado nesta pesquisa, a fim de analisar as dinâmicas e processos sociais, inovações e desafios dos mercados digitais, neste caso, agroecológicos. Para o efeito, durante o ano de 2023, foram realizadas entrevistas ao coordenador de mercado, 11 consumidores e cinco produtores. Entre os múltiplos resultados, este documento centra-se nas dinâmicas, inovações e desafios da governação. SC é um projeto de uma Organização Não Governamental Franco-Colômbia, que utiliza a agroecologia como ferramenta de transformação social. A Fundação foi criada em 2007 e o mercado digital em 2012, para absorver os excedentes do seu primeiro projeto. Em 2018, SC passou a ter seu site de e-commerce, que está em sua segunda versão. A governação é uma das características inovadoras da SC porque é uma heterarquia tímida com características de anarquia e especialmente de hierarquia, enquanto os mercados alimentares convencionais são maioritariamente anárquicos ou hierárquicos. É também um desafio, porque embora alguns produtores e consumidores se tenham desvinculado, outros querem participar mais activamente. Considera-se importante que o SC estruture um quadro de governação que envolva quem participa, como e para quê.utiliza a agroecologia como ferramenta de transformação social. A Fundação foi criada em 2007 e o mercado digital em 2012, para absorver os excedentes do seu primeiro projeto. Em 2018, SC passou a ter seu site de e-commerce, que está em sua segunda versão. A governação é uma das características inovadoras da SC porque é uma heterarquia tímida com características de anarquia e especialmente de hierarquia, enquanto os mercados alimentares convencionais são maioritariamente anárquicos ou hierárquicos. É também um desafio, porque embora alguns produtores e consumidores se tenham desvinculado, outros querem participar mais activamente. Considera-se importante que o SC estruture um quadro de governação que envolva quem participa, como e para quê.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Chaparro Africano, A. M. (2024). Governança em mercados alimentares digitais. Caso Sembrando Confianza, Colombia. Redes, 29(1). https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19271

Edição

Seção

Mercados Alimentares Digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios