O Que São Mercados Alimentares Digitais?
Definições Em Um Contexto De Desenvolvimento Sustentável E Inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19273Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, alimentação, mercados alimentares, digitalizaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um quadro conceitual aproximado para novos mercados alimentares digitais inseridos em um contexto de digitalização e que devem ser compreendidos sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão sociotécnica. Metodologicamente, o trabalho está alicerçado em revisão de literatura nacional e internacional sobre o tema, bem como em resultados e reflexões oriundos de alguns estudos anteriores conduzidos no âmbito de diferentes projetos de pesquisa. Como resultado, os mercados alimentares digitais são concebidos e conceituados como novos canais de comercialização, que se utilizam de interfaces sociotécnicas para que as transações entre consumidores e agricultores aconteçam, preferencialmente, dentro dos mercados denominados na literatura como de proximidade social e/ou territoriais. O texto também aponta desafios, resultados de pesquisas já realizadas e algumas inovações que foram encontradas em investigações sobre o tema, ressaltando o importante papel que cabe ao Estado brasileiro, em vários níveis territoriais, na promoção da digitalização e dos mercados alimentares.
cados alimentares.
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