Sociologia dos mercados alimentares:

revisão e contribuições teóricas e metodológicas recentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19288

Palavras-chave:

sociologia econômica, mercados alimentares, agricultura familiar, canais de comercialização

Resumo

Nos últimos anos, tem-se observado uma “virada analítica” na sociologia rural em direção à sociologia dos mercados, culminando em uma valorização crescente dos espaços de transação mercantil não apenas como fornecedores de alimentos, mas como promotores de desenvolvimento rural, inclusão social e preservação ambiental. Em que pese esse processo, ainda é preciso avançar teoricamente na análise dos mercados e nas suas dinâmicas de governança. Neste sentido, é particularmente importante compreender o funcionamento e as estruturas de mercado que regem as trocas feitas entre agricultores familiares e compradores de seus produtos. O objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica que permita uma melhor compreensão das dimensões sociológicas e metodológicas dos mercados da agricultura familiar. Apoiando-se em uma abordagem institucionalista dos mercados e em uma tipologia dos canais de comercialização, pretendemos evidenciar como a diversificação do acesso aos canais de comercialização pode oportunizar maior autonomia e resiliência aos agricultores e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de acesso a alimentos saudáveis para os consumidores.

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Biografia do Autor

Zenicléia Angelita Deggerone, ​Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Universitária em Erechim-RS 

Atua como Professora Assistente na área de Administração e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade em Erechim. É Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). É Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2014); Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010), Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi (2015), e Gestão Estratégica do Agronegócio pela ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (2018). É graduada em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007); Técnica Ambiental pelo ASSEC ? Colégio São José (2008). Atuou como Professora Bolsista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim, nos anos 2013 e 2014. Também desenvolveu trabalhos de Extensão Rural Social na Emater/RS-ASCAR entre os anos de 2012 a 2014. Atualmente pesquisa nas seguintes áreas: mercados agroalimentares, agricultura familiar, desenvolvimento rural, cooperativismo e sucessão geracional.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Cassol, A. ., Deggerone, Z. A., & Schneider, S. (2024). Sociologia dos mercados alimentares: : revisão e contribuições teóricas e metodológicas recentes . Redes, 29(1). https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19288

Edição

Seção

Mercados Alimentares Digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios