Sociologia dos mercados alimentares:
revisão e contribuições teóricas e metodológicas recentes
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19288Palavras-chave:
sociologia econômica, mercados alimentares, agricultura familiar, canais de comercializaçãoResumo
Nos últimos anos, tem-se observado uma “virada analítica” na sociologia rural em direção à sociologia dos mercados, culminando em uma valorização crescente dos espaços de transação mercantil não apenas como fornecedores de alimentos, mas como promotores de desenvolvimento rural, inclusão social e preservação ambiental. Em que pese esse processo, ainda é preciso avançar teoricamente na análise dos mercados e nas suas dinâmicas de governança. Neste sentido, é particularmente importante compreender o funcionamento e as estruturas de mercado que regem as trocas feitas entre agricultores familiares e compradores de seus produtos. O objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica que permita uma melhor compreensão das dimensões sociológicas e metodológicas dos mercados da agricultura familiar. Apoiando-se em uma abordagem institucionalista dos mercados e em uma tipologia dos canais de comercialização, pretendemos evidenciar como a diversificação do acesso aos canais de comercialização pode oportunizar maior autonomia e resiliência aos agricultores e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de acesso a alimentos saudáveis para os consumidores.
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