Vantagens Competitivas da Formação de Redes de Economia Solidária: o caso Rede Abelha Ceará
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v14i3.249Palavras-chave:
Economia Solidária. Redes Solidárias. Rede Abelha.Resumo
O rápido crescimento das redes de economia solidária e de seu poder de atuação no desenvolvimento empresarial é um dos fenômenos marcantes da última década. A Rede Abelha de Economia Solidária ilustra a dinâmica desta nova forma de organização produtiva, em que os empreendedores se reúnem, em cooperação, no intuito de aumentar a competitividade. O objetivo central da pesquisa foi investigar a percepção dos membros da Rede Abelha Ceará acerca das vantagens competitivas oriundas de sua participação na rede. Buscou-se, ainda, identificar as soluções alcançadas pela Rede Abelha, no que tange aos aspectos de colaboração solidária que ensejam competitividade. Para tanto, utilizou-se como marco referencial teórico o modelo das cinco forças competitivas de Porter (1986). A metodologia abrangeu o estudo de caso e os dados foram submetidos às análises descritiva e de conteúdo. Os resultados indicaram que a formação da rede configura-se como vantagem competitiva para o grupo de apicultores, que ressaltaram benefícios para seu negócio, notadamente no que tange a ganhos de escala provenientes da compra em grupo, apoio governamental para a obtenção de crédito e capacitação para a produção do mel.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-23
Como Citar
Pessoa, R. A., Arruda, D. M. de O., & Faria, V. C. M. (2009). Vantagens Competitivas da Formação de Redes de Economia Solidária: o caso Rede Abelha Ceará. Redes, 14(3), 130-160. https://doi.org/10.17058/redes.v14i3.249
Edição
Seção
Artigos