A estrutura de redes como forma de promoção de vantagem competitiva

Autores

  • June Alisson Westarb Cruz
  • Carlos Olavo Quandt
  • Tomás Sparano Martins

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.275

Palavras-chave:

Redes, Governança e Desenvolvimento.

Resumo

O nível de exigência e concorrência as quais as organizações estão submetidas, força que busquem instrumentos que lhes forneçam vantagens competitivas que possibilitem sua sobrevivência no longo prazo. Entre estas ferramentas está a constituição de redes por parte das organizações. Neste contexto, destaca-se a identificação, por meio de estudos na rede organizacional formada por catadores de materiais recicláveis da cidade de Curitiba/Pr, possíveis vantagens competitivas-cooperativas para seus integrantes, bem como as formas pelos quais se relacionam. Verificou-se um alto grau de coesão e identificação em relação a objetivos comuns entre seus integrantes, bem como benefícios concretos para aquelas organizações que aderiram ao modelo de rede. Desta forma, pode se concluir que, a constituição de redes organizacionais pode ser considerada uma ferramenta útil na busca de melhores condições e desenvolvimento da qualidade de vida dos carrinheiros.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

Westarb Cruz, J. A., Quandt, C. O., & Martins, T. S. (2008). A estrutura de redes como forma de promoção de vantagem competitiva. Redes, 13(1), 266-287. https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.275

Edição

Seção

Artigos