As ações de responsabilidade social como elemento estratégico da cultura organizacional

Autores

  • Roberto Bazanini
  • Suzana Bierrenbach de Souza Santos
  • João Chang Jr
  • Marcos Antonio Gaspar
  • Silvio Aparecido Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.306

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Estratégia, Cultura Organizacional

Resumo

O presente estudo busca analisar as ações de Responsabilidade Social como elemento estratégico constitutivo da cultura organizacional. A pesquisa teve como objetivo estudar as características da implantação de programas de Responsabilidade Social em empresas do Estado de São Paulo filiadas ao Instituto Ethos. Tal análise foi viabilizada através de amostra por conveniência e pesquisa de natureza qualitativa. Este estudo foi caracterizado como estudo de casos, sendo que os dados foram coletados por meio da análise documental disponível e aplicação de entrevistas do tipo focal. Os resultados da pesquisa apontaram que as empresas analisadas não concebem suas ações de Responsabilidade Social como sendo uma vantagem competitiva; mas sim, que essas podem se tornar um ponto positivo na avaliação do público interno e externo, uma vez que a motivação para desenvolver tais atividades pode ser caracterizada como acentuadamente cultural e raramente como busca de vantagens em relação à concorrência.

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Publicado

2009-04-07

Como Citar

Bazanini, R., Santos, S. B. de S., Chang Jr, J., Gaspar, M. A., & Santos, S. A. (2009). As ações de responsabilidade social como elemento estratégico da cultura organizacional. Redes, 13(2), 241-260. https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.306

Edição

Seção

Artigos