Perspectivas de inserção social de trabalhadores oriundos de Bangladesh e do Senegal na comunidade rondonense

Autores

  • Paulo César da Silva Ilha ISEPE/Marechal Cândido Rondon – PR
  • Valdir Antonio Galante UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • Manoel João Ramos ISEPE/Marechal Cândido Rondon – PR
  • Moacir Piffer Unioeste/Toledo

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5868

Palavras-chave:

Inserção Social, imigrantes, agroindústria, análise estrutural prospectiva.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise de como os ambientes institucional, organizacional e econômico podem influenciar na inserção social de trabalhadores estrangeiros na comunidade rondonense. Para isso, aplicou-se a Análise Estrutural Prospectiva, um método sob a forma matricial de análise das relações entre as variáveis constitutivas do sistema estudado e aquelas que pertencem ao seu contexto explicativo. Os resultados sugerem que existe uma forte influência do ambiente institucional e econômico no que diz respeito às políticas de imigração entre os países e a inserção social dos imigrantes na comunidade acolhedora. Existe também, um ambiente instável, visualizado por um grande número de variáveis que se apresentam, ao mesmo tempo, altamente influentes e também dependentes. A variável de maior influência, na visão do grupo de pesquisa, está no ritmo de trabalho adotado pelas agroindústrias. Desta forma, o ambiente institucional deve ser aprimorado e iniciar o processo de melhorias, seja no campo das políticas migratórias assim como no desenvolvimento de ações que proporcionem melhor qualidade de vida aos imigrantes e à comunidade local, criando assim, um ambiente de alta convergência para a integração entre comunidade local e comunidade imigrante. Para que mudanças significativas possam ocorrer é mister, entre outros fatores, que a coordenação do sistema seja impulsionada pelos órgãos institucionais representados pelo governo, com o apoio das agroindústrias em que estes imigrantes trabalham, desenvolvendo alavancas de cooperação mútua entre o governo, indústria e imigrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César da Silva Ilha, ISEPE/Marechal Cândido Rondon – PR

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo – PR. Especialista em Administração de Cooperativas. Especialista em Marketing. Administrador de Empresas. Tecnólogo em Cooperativismo. Atualmente é professor e coordenador do curso de Administração do ISEPE/Marechal Cândido Rondon – PR.

Valdir Antonio Galante, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Professor Assistente do Curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE/Toledo.

Manoel João Ramos, ISEPE/Marechal Cândido Rondon – PR

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), Especialista em Tecnologia de Alimentos para Agroindústria pela Faculdade Assis Gurgacz (2009). Especialista em Engenharia Econômica e Análise de Projetos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Graduado em Engenharia de Produção Agroindustrial pela PUCPR (2008). Atualmente é professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção do ISEPE/Marechal Cândido Rondon-PR e Técnico da Qualidade na empresa BRF – Brasil Foods S.A.

Moacir Piffer, Unioeste/Toledo

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, colegiado de Ciências Econômicas. Membro do grupo de pesquisa GEPEC. Professor do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA).

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Ilha, P. C. da S., Galante, V. A., Ramos, M. J., & Piffer, M. (2015). Perspectivas de inserção social de trabalhadores oriundos de Bangladesh e do Senegal na comunidade rondonense. Redes, 20(3), 31-47. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5868

Edição

Seção

Imigração e Trabalho e Organização dos Mercados de Trabalho