Contornos e desafios da diversificação produtiva em áreas de cultivo de tabaco entre jovens rurais no território gaúcho

Autores

  • Alessandra Troian Universidade Federal do Pampa.
  • Cláudio Becker Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.6414

Palavras-chave:

juventude rural, tabaco, diversificação, agricultura familiar, desenvolvimento rural.

Resumo

A produção de tabaco e a diversificação produtiva têm ganhado espaço e gerado controvérsia nos desafios contemporâneos do desenvolvimento rural. Neste sentido, o artigo objetiva, a partir da realidade de dois municípios gaúchos, Arroio do Tigre e São Lourenço do Sul, analisar a percepção dos jovens agricultores dedicados à produção de tabaco, acerca dos condicionantes e do futuro das suas atividades socioprodutivas no meio rural. Os dados que fundamentaram o estudo provêm de entrevistas realizadas com jovens rurais nos dois universos empíricos citados. Constatou-se que as ações de diversificação mostram-se inconsistentes diante do enraizamento material e simbólico da produção de tabaco em velhas e novas regiões de cultivo. Apesar do tabaco não ser projeto de vida exclusivo entre os jovens rurais pesquisados, o portfólio reduzido de outras opções aliado a ausência de políticas públicas específicas para este público, acaba por determinar a continuidade destes na produção de tabaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa.

Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS), mestre em Extensão Rural (UFSM), doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento.

Cláudio Becker, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto de Agroecologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Santana do Livramento. Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e Mestre em Ciências pelo referido programa na linha de pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável. Graduado em Agronomia pela FAEM-UFPel.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Troian, A., & Becker, C. (2017). Contornos e desafios da diversificação produtiva em áreas de cultivo de tabaco entre jovens rurais no território gaúcho. Redes, 22(2), 401-417. https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.6414

Edição

Seção

Artigos