Percepção da cultura organizacional e aprendizagem situada: o caso de subunidades organizacionais

Autores

  • Carolina Freddo Fleck
  • Bruno Weiblen
  • Márcia Zampieri Grohman

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v15i3.670

Palavras-chave:

aprendizagem situada, cultura organizacional, universidade federal, unidade de ensino, acadêmicos de graduação

Resumo

A união dos temas Aprendizagem Situada e Cultura Organizacional começa a acontecer no âmbito organizacional, principalmente em estudos que identificam que as comunidades de prática criam subculturas organizacionais. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo verificar se a comunidade de prática gera influência na percepção da cultura organizacional em uma Universidade Federal. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa com 361 alunos de dois diferentes centros de ensino da Universidade Federal de Santa Maria (Centro de Ciências Rurais e Centro de Ciências Sociais e Humanas), utilizando o modelo de Hofstede, et al. (1990). Os resultados demonstram que as variáveis que mais influenciaram nas diferenças de percepções acerca da cultura da organização foram justamente aquelas que identificavam a comunidade de prática, ou seja, o centro de ensino e o curso de graduação. Dessa forma, este estudo conclui que os pressupostos da aprendizagem situada influenciaram a percepção da cultura na organização estudada.

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Publicado

2010-11-24

Como Citar

Fleck, C. F., Weiblen, B., & Grohman, M. Z. (2010). Percepção da cultura organizacional e aprendizagem situada: o caso de subunidades organizacionais. Redes, 15(3), 26 - 48. https://doi.org/10.17058/redes.v15i3.670

Edição

Seção

Artigos