Percepção da cultura organizacional e aprendizagem situada: o caso de subunidades organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v15i3.670Palavras-chave:
aprendizagem situada, cultura organizacional, universidade federal, unidade de ensino, acadêmicos de graduaçãoResumo
A união dos temas Aprendizagem Situada e Cultura Organizacional começa a acontecer no âmbito organizacional, principalmente em estudos que identificam que as comunidades de prática criam subculturas organizacionais. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo verificar se a comunidade de prática gera influência na percepção da cultura organizacional em uma Universidade Federal. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa com 361 alunos de dois diferentes centros de ensino da Universidade Federal de Santa Maria (Centro de Ciências Rurais e Centro de Ciências Sociais e Humanas), utilizando o modelo de Hofstede, et al. (1990). Os resultados demonstram que as variáveis que mais influenciaram nas diferenças de percepções acerca da cultura da organização foram justamente aquelas que identificavam a comunidade de prática, ou seja, o centro de ensino e o curso de graduação. Dessa forma, este estudo conclui que os pressupostos da aprendizagem situada influenciaram a percepção da cultura na organização estudada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-11-24
Como Citar
Fleck, C. F., Weiblen, B., & Grohman, M. Z. (2010). Percepção da cultura organizacional e aprendizagem situada: o caso de subunidades organizacionais. Redes, 15(3), 26 - 48. https://doi.org/10.17058/redes.v15i3.670
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.