Dos hábitos às instituições: proposições analíticas na Economia Institucional de Thostein Veblen

Autores

  • Chaiane Leal Agne Professora Adjunta em Desenvolvimento Rural, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Octavio Augusto Camargo Conceição Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Economia, Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.7131

Palavras-chave:

Instituições, Evolucionismo, Economia Institucional, Desenvolvimento Econômico

Resumo

O uso da noção de instituição ficou cada vez mais recorrente nos últimos anos, especialmente nos estudos nas áreas da economia e do desenvolvimento. Apesar disso, são limitadas as pesquisas que trazem as contribuições da Original Institutional Economics (OIE) e de Thorstein Veblen, particularmente sobre o elemento evolucionário das instituições. Nesse âmbito, tais investigações carecem da compreensão sobre os seus caminhos analítico-metodológicos, que são fundamentados em elementos interdisciplinares. Assim, o presente artigo tem como principal objetivo discutir sobre os pressupostos teórico-analíticos da economia institucional Vebleniana e apresentar algumas possibilidades metodológicas para as pesquisas que objetivam entender as mudanças institucionais. Os principais conceitos que a literatura contemporânea produziu, centrada principalmente nas várias contribuições de Geoffrey Hodgson, gravitam em torno dos conceitos de reconstitutive downward causation ou effects e de cumulatividade, que, de maneira interativa com os indivíduos produzem um novo nexo micro-macro, ou na relação agente-estrutura. A noção de redes sociais e o entendimento de que as instituições “funcionam” em multiníveis fornecem subsídios para uma complementação teórico-analítica da economia institucional de Veblen. Porém, a proposta de construção de uma nova ontologia sobre a dinâmica e a natureza do processo de desenvolvimento está em fase inicial. Nesse processo, que pode ser configurado como uma “análise institucional contemporânea”, conduz os pesquisadores à realização de recortes analíticos: sustentados pela combinação de técnicas qualitativas e quantitativas, na busca de captar a heterogeneidade e dinâmica dos hábitos coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaiane Leal Agne, Professora Adjunta em Desenvolvimento Rural, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Bacharel em Administração - UERGS, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS. Professora Adjunta em Desenvolvimento Rural, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Octavio Augusto Camargo Conceição, Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Economia, Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em Economia, Mestre em Economia Rural e Doutor em Economia (UFRGS). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Economia, Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Agne, C. L., & Conceição, O. A. C. (2018). Dos hábitos às instituições: proposições analíticas na Economia Institucional de Thostein Veblen. Redes, 23(2), 386-407. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.7131