Metodologias Participativas em Agroecologia: redes, processos e estratégias rumo a uma Pedagogia do Alimento
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9347Palavras-chave:
Metodologias Participativas. Agroecologia. Redes. Sociopráxis. Investigação Ação Participativa.Resumo
O presente artigo, de base teórica e metodológica, parte da crítica realizada pela Nova Filosofia da Ciência e sua influência na Educação Libertadora no Brasil e América Latina, ressaltando a relação crescente da participação popular e Agroecologia. Por meio do aprofundamento sobre o processo e estratégias de participação, o artigo vai além das ferramentas participativas e da generalidade das metodologias participativas. A partir da convergência entre ciência crítica, a educação libertadora, a Investigação Ação Participativa e o paradigma agroecológico, o texto avança na análise da relação do processo dialógico de construção do conhecimento agroecológico e a ação acadêmica a partir do paradigma das redes, especificamente das redes agroecológicas. Sendo parte da estratégia pedagógica maior das metodologias participativas, busca-se, portanto, a perspectiva dialética de educação, pesquisa e extensão implícitas nos enfoques da Agroecologia, da Participação Popular e da sociopráxis. O artigo aprofunda, ainda, sobre o conhecimento dos processos de facilitação de grupos, que é uma função essencial ao exercício da participação e da construção de um novo profissionalismo nas Ciências Agrárias. Finalmente, relaciona-se esse aprofundamento à multiplicidade de propostas pedagógicas e de comunicação social que tem sido construídas pelas redes agroecológicas, o que amplia consideravelmente sobre a transformação da sociedade em sua relação com a natureza, por meio da Agroecologia como um conjunto de diretrizes para Desenvolvimento Rural Sustentável e da construção de uma Pedagogia do Alimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-30
Como Citar
Stamato, B., & Moreira, R. M. (2017). Metodologias Participativas em Agroecologia: redes, processos e estratégias rumo a uma Pedagogia do Alimento. Redes, 22(2), 152-173. https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9347
Edição
Seção
Agroecologia