Metodologias Participativas em Agroecologia: redes, processos e estratégias rumo a uma Pedagogia do Alimento

Autores

  • Beatriz Stamato
  • Rodrigo Machado Moreira Universidade Estadual da Paraíba Instituto Giramundo Mutuando

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9347

Palavras-chave:

Metodologias Participativas. Agroecologia. Redes. Sociopráxis. Investigação Ação Participativa.

Resumo

O presente artigo, de base teórica e metodológica, parte da crítica realizada pela Nova Filosofia da Ciência e sua influência na Educação Libertadora no Brasil e América Latina, ressaltando a relação crescente da participação popular e Agroecologia. Por meio do aprofundamento sobre o processo e estratégias de participação, o artigo vai além das ferramentas participativas e da generalidade das metodologias participativas. A partir da convergência entre ciência crítica, a educação libertadora, a Investigação Ação Participativa e o paradigma agroecológico, o texto avança na análise da relação do processo dialógico de construção do conhecimento agroecológico e a ação acadêmica a partir do paradigma das redes, especificamente das redes agroecológicas. Sendo parte da estratégia pedagógica maior das metodologias participativas, busca-se, portanto, a perspectiva dialética de educação, pesquisa e extensão implícitas nos enfoques da Agroecologia, da Participação Popular e da sociopráxis. O artigo aprofunda, ainda, sobre o conhecimento dos processos de facilitação de grupos, que é uma função essencial ao exercício da participação e da construção de um novo profissionalismo nas Ciências Agrárias. Finalmente, relaciona-se esse aprofundamento à multiplicidade de propostas pedagógicas e de comunicação social que tem sido construídas pelas redes agroecológicas, o que amplia consideravelmente sobre a transformação da sociedade em sua relação com a natureza, por meio da Agroecologia como um conjunto de diretrizes para Desenvolvimento Rural Sustentável e da construção de uma Pedagogia do Alimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Machado Moreira, Universidade Estadual da Paraíba Instituto Giramundo Mutuando

O Pesquisador possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Botucatu (1998), mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2003) e doutorado em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade de Córdoba - Espanha (2011). Possui experiência internacional. Atualmente é Professor Efetivo de Extensão Rural e Coordenador do NERA - Núcleo de Extensão Rural Agroecológica na Universidade Estadual da Paraíba - Campus II da UEPB - Lagoa Seca - PB. É, ainda, coordenador de Extensão Rural e Agroecologia do Instituto Giramundo Mutuando, Consultor de Agroecologia a projetos dos Ministérios Federais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e do Desenvolvimento Agrário - MDA, professor colaborador da Universidade de Córdoba e Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha (Curso de Experto Internacional em Soberania Alimentar e Agroecologia) e representa o Brasil , por meio do Instituto Giramundo, na Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar - PCFS - People´s Coalition for Food Sovereinty. Tem experiência nas área de Economia e Ecologia Política do Sistema Agroalimentar e de Ciências Agrárias, com ênfase em Extensão Rural, Organização da Sociedade Civil, Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Sistemas Agroecológicos de Produção, Políticas Publicas para Agricultura Familiar e Abastecimento Local, Educação em Agroecologia, Novas Pedagogias e Epistemologias de Pesquisa em Ciências Agrárias, Agroecologia Política. Desde 2004, coordena projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural para o Desenvolvimento Local Sustentável junto a Agricultura Familiar, em cooperação com instituições de IES e entidades não governamentais e governamentais. É, ainda, membro da Rede Internacional COMBIAND - Conservação da Biodiversidade dos Animais Domésticos Locais para o Desenvolvimento Rural Sustentável, da Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia - SOCLA e da Associação Brasileira de Agroecologia e, finalmente, é Professor Voluntário junto ao Núcleo de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu-SP. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Stamato, B., & Moreira, R. M. (2017). Metodologias Participativas em Agroecologia: redes, processos e estratégias rumo a uma Pedagogia do Alimento. Redes, 22(2), 152-173. https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9347

Edição

Seção

Agroecologia