Indicações geográficas, capital social e desenvolvimento territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.9636

Palavras-chave:

Indicações geográficas. Capital social. Desenvolvimento territorial.

Resumo

Esse artigo aborda a questão da construção dos sinais distintivos de mercado, mormente das indicações geográficas de produtos agroalimentares como um instrumento para o desenvolvimento dos territórios e/ou das regiões essencialmente rurais. A abordagem leva em conta duas experiências relativas ao estado do Rio Grande do Sul a partir de uma análise comparativa que expõe seus respectivos avanços e debilidades. A pesquisa baseou-se em entrevistas realizadas entre os anos 2008 e 2012 com diversos atores sociais ligados a ambas as iniciativas. O estudo mostra que isoladamente tais dispositivos não são suficientes para a ampliação dos horizontes em regiões marcadas por uma racionalidade individualista e pouco aberta à cooperação.

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Biografia do Autor

Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Doutor em Sociologia, Pós-Doutorado em Antropologia pela Universidade de Sevilha, Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade da Calábria. Pós-Doutorado junto ao Instituto de Estudios Sociales Avanzados, Espanha

Fernanda Novo da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista PNPD CAPES

Nádia Velleda Caldas, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da UFPel. Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade da Calábria. Pós-Doutorado junto ao Instituto de Estudios Sociales Avanzados, Espanha.

Pós-Doutorado pela Universidade da Calábria, Itália.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

dos Anjos, F. S., da Silva, F. N., & Caldas, N. V. (2020). Indicações geográficas, capital social e desenvolvimento territorial. Redes, 25(2), 721-743. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.9636

Edição

Seção

Artigos