O desafio da gestão institucional para o desenvolvimento regional: a experiência do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • José Luis Vianna da Cruz Universidade Candido Mendes/Campos dos Goytacazes
  • Carla Nogueira Patrão Aquino Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.11818

Palavras-chave:

Território. Desenvolvimento. Escalas. Educação Profissional.

Resumo

O artigo apresenta, como questão central, a análise de uma experiência de criação de uma representação territorial no órgão máximo de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF, baseada na articulação das escalas abrangidas por esse equipamento de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, e realizada pelo IFFluminense, com sede em Campos dos Goytacazes/RJ. A experiência foi motivada pela constatação do desencontro entre a missão atribuída a esse novo formato de instituição de EPT, de ser um ator importante no desenvolvimento local e regional, uma vez que sua implantação seguiu critérios de interiorização e regionalização, em todo o território nacional, e a estrutura de gestão prevista nas normas e diretrizes que presidem a instituição. A fim de contribuir para o debate, traz uma abordagem teórica da relação entre território, desenvolvimento e escalas de ação institucional, e apresenta os IFs em sua condição de condutores de uma política nacional de base territorial. A análise da experiência, ainda que esta seja embrionária e restrita ao campo da gestão, pode contribuir para compreender a possibilidade, real e necessária, de se adotar arranjos escalares específicas nos processos pedagógico, administrativo e também de gestão, para que os IFs possam se aproximar cada vez mais da constituição enquanto atores relevantes nos processos de desenvolvimento local e regional.

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Biografia do Autor

José Luis Vianna da Cruz, Universidade Candido Mendes/Campos dos Goytacazes

Pós-doutorado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UFRRJ); Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR); mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR); especialização em Planejamento do Desenvolvimento Regional (Universidade de Ciências Humanas e Tecnologia, Lille1, França (PROGRAMA ERASMUS, da UE) e Graduado em Ciências Sociais (UFRJ). Professor Associado, nível 3, aposentado em maio de 2014, da Universidade Federal Fluminense e professor permanente e Coordenador de Pesquisa do Mestrado e do Doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, da Universidade Candido Mendes/Campos dos Goytacazes. http://lattes.cnpq.br/8177012837182276

Carla Nogueira Patrão Aquino, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade e Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes de Campos; Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente ocupa o cargo de Assistente Social no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense http://lattes.cnpq.br/8002615633153494

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

da Cruz, J. L. V., & Aquino, C. N. P. (2018). O desafio da gestão institucional para o desenvolvimento regional: a experiência do Instituto Federal Fluminense. Redes, 23(3), 225-247. https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.11818

Edição

Seção

Cooperação Territorial e Desenvolvimento Regional: Arenas Politicas, Tipologias Institucionais, Processos de Cooperação