Cooperação territorial: análise do capital social e da governança local do APL de Móveis do Sudoeste do Paraná

Autores

  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gilcindo de Castro Corrêa Neto SEBRAE PARANÁ - Escritório Pato Branco (PR)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12225

Palavras-chave:

Cooperação territorial. Arranjo Produtivo Local. Capital Social. Governança Local. Sudoeste do Paraná.

Resumo

Uma das estratégias indicada em pesquisas acadêmicas sobre desenvolvimento regional corresponde às aglomerações produtivas concentradas geograficamente, a partir da organização dos agentes em rede para a obtenção de vantagens competitivas pelas práticas de cooperação territorial. Neste sentido, o artigo objetivou analisar o capital social e a condução da governança local no contexto do APL de Móveis do Sudoeste do Paraná. A presente pesquisa classifica-se como descritiva de caráter exploratório, com uma abordagem quanti-qualitativa, a partir do método de análise documental e entrevistas estruturadas. O questionário foi o principal instrumento de coleta de dados em uma pesquisa de campo com o conjunto de agentes do arranjo produtivo, incluindo dezenove empresários do APL, cinco agentes de apoio e a governança local. Os resultados da pesquisa apontaram para bons níveis de capital social no APL, com indicadores positivos quanto ao grau de contribuição no relacionamento, na confiança e cooperação entre os agentes, na qualidade e utilidade das informações trocadas. As métricas da rede social (densidade e reciprocidade) resultaram em valores medianos, enquanto o quesito referente à participação em reuniões obteve os piores resultados. Em relação à avaliação da governança local, todos os elementos analisados resultaram em valores considerados fracos. Em síntese, a avaliação do binômio capital social e governança local demonstrou que para a efetiva execução de ações conjuntas em consonância com as práticas de cooperação territorial, torna-se fundamental a existência de uma governança local mais atuante na gestão do APL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenador do Laboratório de Estudos Regionais. Líder da Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento.

Gilcindo de Castro Corrêa Neto, SEBRAE PARANÁ - Escritório Pato Branco (PR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Marini, M. J., & Corrêa Neto, G. de C. (2018). Cooperação territorial: análise do capital social e da governança local do APL de Móveis do Sudoeste do Paraná. Redes, 23(3), 117-139. https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12225

Edição

Seção

Cooperação Territorial e Desenvolvimento Regional: Arenas Politicas, Tipologias Institucionais, Processos de Cooperação