Considerações sobre a cidade, a polarização e a produção dos espaços de consumo: o caso de Maringá (PR)

Autores/as

  • Marcio Roberto Ghizzo
  • Marcio Mendes Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v17i2.1764

Palabras clave:

espaço urbano, comércio, consumo, polarização, Maringá

Resumen

Desde a gênese das cidades, o comércio e o consumo foram atividades essenciais que marcaram seu âmago. Nesse sentido, este trabalho intenta discutir aspectos que proporcionam uma maior compreensão do processo evolutivo das cidades, enfatizando-se a propulsão conferida pelas atividades comercias. Para tanto, num primeiro momento é apresentado uma sinopse da gênese das cidades até os moldes contemporâneos. A seguir, é enfatizada a complexidade dessas espacialidades numa relação hierárquica que fundamenta a rede urbana, onde o capital estabelece a supremacia da cidade-polo na oferta de bens e serviços à população de sua área complementar, o que gera uma mobilidade do consumo. Por fim, é primordial estabelecer uma correlação entre algumas ações que o Estado e os promotores imobiliários, enquanto agentes produtores do espaço urbano, têm realizado nas cidades. Nesse âmbito, será apresentada a cidade de Maringá-PR, que desde os últimos anos tem vivenciado profundas alterações em sua área central, consolidando-se como polo regional com a construção de infraestruturas e modernas obras, como os shopping centers e hipermercados.

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Publicado

2012-07-13

Cómo citar

Ghizzo, M. R., & Rocha, M. M. (2012). Considerações sobre a cidade, a polarização e a produção dos espaços de consumo: o caso de Maringá (PR). Redes, 17(2), 136-153. https://doi.org/10.17058/redes.v17i2.1764

Número

Sección

Artículos