Cooperação interorganizacional no setor moveleiro: um estudo de caso à luz da análise de redes sociais

Autores/as

  • Marísia Monte Silva Aguiar
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga
  • Diego de Queiroz Machado
  • Lorena Bezerra de Souza Matos

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v19i3.2925

Palabras clave:

Redes sociais, Cooperação interorganizacional, AMFOR

Resumen

Esta pesquisa objetiva analisar os elementos envolvidos no desenvolvimento de redes de cooperação interorganizacionais mediante apreciação da concepção da Rede Associação dos Marceneiros de Fortaleza (AMFOR), a partir de seus atores, propriedades e tipologias. Para tanto, os procedimentos metodológicos pautaram-se nas ferramentas de análise de redes sociais por intermédio dos softwares Ucinet e NetDraw. Os resultados apontam que nos seis anos de existência da Rede AMFOR, seu nível de cooperação conseguiu incrementar esse empreendimento coletivo, gerando um número razoável de contatos periódicos. Entretanto, percebeu-se a necessidade de investimento nos relacionamentos dos atores, de forma a consolidar ainda mais o empreendimento.

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Publicado

2014-11-19

Cómo citar

Aguiar, M. M. S., Ipiranga, A. S. R., Machado, D. de Q., & Matos, L. B. de S. (2014). Cooperação interorganizacional no setor moveleiro: um estudo de caso à luz da análise de redes sociais. Redes, 19(3), 196-214. https://doi.org/10.17058/redes.v19i3.2925

Número

Sección

Artículos