Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas cooperativas agropecuárias paranaenses

Autores/as

  • Jorge Augusto Gutierre Pona
  • Thiago Henrique Moreira Goes
  • Régio Márcio Toesca Gimenes
  • Pery Francisco Assis Shikida

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.2985

Palabras clave:

Responsabilidade social. Cooperativas agropecuárias. Stakeholders. Balanço social.

Resumen

Este artigo investiga se a percepção dos clientes, quanto aos valores e regras de conduta das cooperativas agropecuárias paranaenses, influencia (ou não) essas empresas a realizarem ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Foram encaminhados questionários sobre práticas de RSE a todas as cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná. As questões se dividiam em cinco grupos: políticas no local de trabalho; políticas ambientais; políticas de mercado; políticas relativas à comunidade; valores da empresa. Esses grupos de informações foram organizados pela técnica das tabelas cruzadas com um Teste Qui-Quadrado. As análises mostraram que, quando as empresas percebem interesse de seus clientes no tema, tendem a aplicar práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

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Publicado

2015-05-28

Cómo citar

Pona, J. A. G., Goes, T. H. M., Gimenes, R. M. T., & Shikida, P. F. A. (2015). Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas cooperativas agropecuárias paranaenses. Redes, 20(1), 151-178. https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.2985