Spillovers Espaciais no desenvolvimento educacional dos municípios da Amazônia Clássica Brasileira

Autores/as

  • Mario Sergio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre
  • Rubicleis Gomes da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.6527

Palabras clave:

Desenvolvimento educacional. Transbordamentos espaciais. Amazônia Clássica do Brasil.

Resumen

As políticas públicas educacionais aplicadas na Amazônia Clássica brasileira permitiram mudanças nas cidades da região de forma geral. Com isso, esse trabalho buscou verificar a existência de spillovers educacionais2 nos municípios da Amazônia Clássica do Brasil. Traçou como objetivos: identificar padrões espaciais de desenvolvimento educacional entre os municípios; b) detectar a existência de relacionamento espacial entre variáveis socioeconômicas e o crescimento do nível educacional e; c) evidenciar os efeitos diretos e indiretos de variáveis socioeconômicas sobre o crescimento do nível educacional dos municípios do norte brasileiro. Para isso, foi utilizada a metodologia de análise exploratória de dados espaciais e estimação de modelos espaciais, por meio da qual verificou-se que a taxa de pobreza, a taxa de analfabetismo e a taxa de trabalho infantil dos municípios impactam diretamente, mas de forma negativa no desenvolvimento das próprias cidades. Esses efeitos também transbordam para cidades vizinhas, confirmando a presença de spillovers educacionais e a necessidade de se pensar em políticas públicas educacionais de forma regionalizada visando à diminuição da pobreza, do trabalho infantil e a promoção da educação aos analfabetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mario Sergio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre

Professor de Economia

Rubicleis Gomes da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Economia Aplicada (UFV) e professor de métodos quantitativos aplicado a economia na Universidade Federal do Acre

##submission.downloads##

Publicado

2018-05-15

Cómo citar

Lobão, M. S. P., & Silva, R. G. da. (2018). Spillovers Espaciais no desenvolvimento educacional dos municípios da Amazônia Clássica Brasileira. Redes, 23(2), 290-315. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.6527

Número

Sección

Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional