A produção do espaço urbano e da habitação social na escala metropolitana: efeitos do Programa Minha Casa, Minha Vida na Região Metropolitana de Porto Alegre–RS

Autores/as

  • Maria Soares de Almeida PROPUR - UFRGS
  • Lucia Camargos Melchiors PROPUR/ UFRGS; Unitec Institute of Technology, Auckland-NZ

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.7366

Palabras clave:

Agentes produtores do espaço urbano. Programa Minha Casa, Minha Vida. Produção do espaço urbano. Política Habitacional. Regiões Metropolitanas. Dispersão e Segregação Territorial.

Resumen

O presente trabalho discute a produção do espaço urbano a partir da habitação construída pelo Programa Minha Casa, Minha Vida − PMCMV. Buscou-se analisar a distribuição territorial dos empreendimentos enquadrados no Programa e a atuação dos agentes envolvidos nesse processo. Foram coletados dados referentes aos empreendimentos contratados no âmbito do PMCMV entre os anos 2009 a 2013 na Região Metropolitana de Porto Alegre-RMPA, nas três faixas de renda atendidas pelo Programa. Os empreendimentos foram georeferenciados e analisados em relação a sua localização na mancha urbana. Realizou-se um mapeamento dos principais agentes envolvidos, com o levantado e a análise das construtoras com empreendimentos contratados. Observou-se um número reduzido de municípios atendidos pelo Programa, justaposição de empreendimentos em determinadas áreas urbanas, presença de poucas empresas controlando o maior volume de unidades contratadas e a tendência a localizar os empreendimentos destinados a menor faixa de renda junto às periferias urbanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Soares de Almeida, PROPUR - UFRGS

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962), cursou especialização em Urbanismo (1965) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1980) na mesma universidade. Doutorado em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo (2005). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, tendo atuado na Fundação Metropolitana de Planejamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul como planejadora urbana e regional. Desenvolve atualmente linhas de pesquisa com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo., atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, legislação urbana, desenvolvimento urbano e arquitetura. É integrante da rede nacional de pesquisa Urbanismo no Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR como professor convidado.

Lucia Camargos Melchiors, PROPUR/ UFRGS; Unitec Institute of Technology, Auckland-NZ

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), possui especialização em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (UFRGS-2007) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS-2014). Foi professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIVATES, UNIFIN e professora substituta no Departamento de Urbanismo da Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR/UFRGS e professora do Unitec Institute of Technology - Auckland/NZ. Tem experiência na área de Patrimônio e de Planejamento Urbano, com ênfase em Estudos da Habitação. Desenvolve pesquisas na áreas de habitação e de planejamento urbano e regional.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

Almeida, M. S. de, & Melchiors, L. C. (2016). A produção do espaço urbano e da habitação social na escala metropolitana: efeitos do Programa Minha Casa, Minha Vida na Região Metropolitana de Porto Alegre–RS. Redes, 22(1), 142-161. https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.7366

Número

Sección

Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais