O Planejamento Urbano e a Materialização do Plano Diretor: uma análise comparativa entre Bauru e Piracicaba

Autores/as

  • Milena Pavan Serafim Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Salera Ricci Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.7511

Palabras clave:

Desenvolvimento Urbano. Plano Diretor. Planejamento Urbano.

Resumen

Este trabalho tem por iniciativa entender e ampliar o debate acerca da necessidade do Planejamento Urbano e do desenvolvimento coerente dos centros urbanos, por meio da análise da ferramenta dos Planos Diretores Municipais de duas cidades do interior do Estado de São Paulo escolhidas a partir de características que as aproximam dentro de quatro categorias de análise (Mobilidade Urbana, ZEIS, Mecanismos de Preservação Ambiental e Mecanismos de Controle Social) considerando o contexto em que estas cidades estão inseridas e as suas características que as tornam únicas frente a qualquer outro município do Brasil, a fim de entender e mostrar que os Planos Diretores podem promover soluções, a curto, médio e longo prazo, para findar ou ao menos amenizar os problemas recorrentes da ocupação desordenada nas cidades, de modo geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais (CAPES 3) e em Política Científica e Tecnológica (CAPES 6), ambos da Unicamp. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2005 e 2006) e como consultora PNUD no Ministério da Saúde (2005). Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Áreas de pesquisa são: análise de políticas públicas; análise institucional e governamental; institutos públicos de pesquisa e estratégias em ciência e tecnologia e atores sociais.

Marcelo Salera Ricci, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Gestão de Políticas Públicas na Faculdade de Ciências Aplicadas, da Universidade Estadual de Campinas.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

Serafim, M. P., & Ricci, M. S. (2016). O Planejamento Urbano e a Materialização do Plano Diretor: uma análise comparativa entre Bauru e Piracicaba. Redes, 22(1), 118-141. https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.7511

Número

Sección

Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais