Reflexões sobre a operacionalização do PNAE nas Escolas Estaduais de Passo Fundo (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11272

Palavras-chave:

Alimentação Escolar. Mercados Institucionais. Agricultura Familiar.

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores e mais antigos programas de alimentação escolar do mundo. A Lei nº 11.947/2009 tornou obrigatória a inclusão de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar. A efetividade do PNAE depende de como ocorre a interação dos atores que fazem a gestão do programa no nível local. O objetivo deste trabalho é analisar a operacionalização do PNAE nas escolas estaduais de Passo Fundo em relação às aquisições da agricultura familiar. Agricultura familiar e mercados institucionais constituíram a base teórico-conceitual para a análise dos resultados. Trata-se de pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas. As escolas estaduais de Passo Fundo utilizam a gestão escolarizada, onde cada escola administra os recursos da alimentação escolar. Entre agosto de 2014 e junho de 2016 as escolas estaduais de Passo Fundo utilizaram-se da Chamada Pública Unificada, conduzida pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a partir das demandas individualizadas das escolas, para adquirir produtos da agricultura familiar. Até junho de 2013 e após agosto de 2016 este tipo de aquisições foi feito por meio de Chamadas Públicas Individuais. Dentre as conclusões do estudo, evidenciou-se que a realização das Chamas Públicas Unificadas qualificou a operacionalização do PNAE em Passo Fundo, facilitando a execução do programa para as escolas, ampliando a participação da agricultura familiar regional.

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Biografia do Autor

David Basso, Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí

Indaia Dias Lopes, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Doutoranda em História no PPGH/UPF. Bolsista Prosuc/Capes. Mestra em Desenvolvimento Regional no PPGDR/Unijuí. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Volmir Ribeiro do Amaral, Secretário parlamentar da Câmara dos Deputados

Mestre em Desenvolvimento no PPGDES/Unijuí e graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui)

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Basso, D., Lopes, I. D., & Amaral, V. R. do. (2019). Reflexões sobre a operacionalização do PNAE nas Escolas Estaduais de Passo Fundo (RS). Redes, 24(1), 163-186. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11272

Edição

Seção

Mercados Institucionais: reconectando a produção ao consumo