Programa Bolsa Família e educação escolar: uma abordagem de dados em painel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11692

Palavras-chave:

Políticas públicas. Educação. Programa Bolsa Família.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar se, e de que forma, o Programa Bolsa Família (PBF) contribuiu para melhorar os indicadores de educação infantil e ensino fundamental nos Estados Brasileiros. Com a estimação de modelos de regressão com dados em Painel para período de 2005 a 2014 espera-se verificar se os recursos do PBF foram capazes de influenciar o comportamento dos indicadores educacionais nas unidades brasileiras. Logo, pretende-se potencializar o impacto do PBF na promoção de uma educação mais inclusiva e de melhor qualidade. Despertar os Estados para a necessidade de criar mecanismos que favoreçam a efetividade das políticas sociais realizadas pelo Governo Federal. Os resultados deste artigo revelam que a situação da educação esta melhorando no Brasil como um todo. Mas, em alguns Estados isso ocorre de forma lenta e verifica-se são necessários vários anos para se alcançar uma situação menos desigual na educação entre as Unidades Federativas.

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Biografia do Autor

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia e Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Joyciane Coelho Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA, Mestre em Economia Rural e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Lima, P. V. P. S., & Vasconcelos, J. C. (2019). Programa Bolsa Família e educação escolar: uma abordagem de dados em painel. Redes, 24(1), 335-355. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11692